Estudo propõe alternativas para desenvolver o cultivo de hortaliças em comunidade no interior do Estado
Incentivar o cultivo de hortaliças em áreas verdes do entorno de instituições de ensino e residências para fins de consumo e estudo é o objetivo da proposta da pesquisa intitulada ‘Um Estudo das Hortaliças na Escola Municipal Cristo Redentor da Comunidade Monte Moriá’, localizada no Lago do Arumã, município de Itacoatiara.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O projeto foi um dos aprovados no Programa Ciência na Escola (PCE/Itacoatiara), de acordo com o edital 020/2014.
Para a professora e coordenadora do estudo, Eleniza da Silva Chagas, existem muitas áreas verdes em torno das escolas e residências na comunidade que poderiam ser aproveitadas com plantações de hortaliças tanto para o consumo quanto para estudo científico.
“Embora se possa notar em alguns quintais de residências na comunidade Monte Moriá, Lago do Arumã, em Itacoatiara, o cultivo de hortaliças, o projeto visa incentivar ainda mais a plantação e analisar as espécies das mesmas para que possam ser identificadas por meio de suas características e informações etnobotânicas, de modo a analisar sua importância para a alimentação dos moradores, assim como para estudo científico”, disse Chagas.
O projeto será desenvolvido por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Cristo Redentor, localizada na comunidade, tendo como metodologia o levantamento bibliográfico e documental da pesquisa por meio de um questionário semiestruturado, e trabalho de campo para coleta e transporte de mudas das plantas.
Como resultado, espera-se a implantação de uma horta de hortaliças na área da escola, com identificação das plantas: nome popular, nome científico e dados nutricionais, visando propiciar o estímulo às futuras pesquisas e estudo, bem como produzir alimentos para a classe estudantil.
Chagas ressalta a importância da FAPEAM no incentivo à pesquisa e a divulgação científica. “A FAPEAM, por meio de seus programas, tem contribuído para o crescimento e a melhoria da qualidade de vida da população da capital e do interior do Estado”, concluiu.
Rosa Doval- Agência FAPEAM