Estudos sobre prevalência da depressão no Brasil receberão apoio da FAPEAM


10/02/2014 – Sintomas como tristeza, pessimismo e baixa autoestima caracterizam a depressão, doença silenciosa e bastante comum na sociedade moderna. Responsável por um grupo de pesquisa que estuda a evolução da doença, o doutor em Ciências da Saúde, pela Universidade de Brasília, e professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcus Tolentino Silva, afirma que atualmente há uma grande necessidade da expansão de pesquisas que disponibilizem mais dados sobre a depressão. “Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão será a principal causa de morbidade em 2020. É uma doença grave e com o aumento de casos há uma série de fatores que afetarão nossa sociedade, como o aumento da dependência de remédios, aumento da procura por serviços de saúde etc.”, disse.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O pesquisador foi um dos contemplados na segunda chamada do edital 020/2013 do Programa de Apoio à Publicação de Artigos Científicos (Papac) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) com o projeto ‘Depressão: prevalência no Brasil, fatores de risco, acurácia diagnóstica e consumo de antidepressivo’. Somente para esta chamada são R$ 166.554,81 investidos pelo Governo do Estado, via FAPEAM, em projetos com duração de até 12 meses contados a partir da data da assinatura do Termo de Outorga.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão será a principal causa de morbidade em 2020 (Foto: Reprodução)

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão será a principal causa de morbidade em 2020 (Foto: Reprodução)

Silva afirmou que o objetivo é que os estudos realizados pelo seu grupo de pesquisa ganhem uma prospecção em nível mundial a partir do apoio concedido pela FAPEAM. “Nosso trabalho visa sistematizar as informações disponíveis desta doença e divulgá-las para o público internacional e é nesse ponto que o apoio vindo da FAPEAM será fundamental, para nos ajudar a traduzir os estudos”, disse o pesquisador.

O pesquisador ainda citou as expectativas para a complementação dos trabalhos. “Nossa perspectiva é expandir o projeto, e realizar um estudo de caso em Manaus, verificar de que forma a depressão está inserida na sociedade, pois esta doença não escolhe classe social ou profissional”, afirmou.

Entre as instituições a qual pertencem os pesquisadores contemplados estão as universidades Federal do Amazonas (Ufam), do Estado do Amazonas (UEA), Nilton Lins (UniNiltonLins), Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas (Inpa) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 Cronograma

O Papac receberá submissão de propostas para a quarta chamada do programa até o dia 8 de maio. Para acessar o edital na íntegra e saber sobre os critérios para submissão e aprovação de propostas, clique aqui.

Clique aqui e confira a lista de propostas aprovadas.

Sobre o programa

O Papac visa ampliar a produção científica, tecnológica e/ou de inovação de pesquisadores vinculados a Instituições de Pesquisa e/ou Ensino Superior (Ipes) do Amazonas por meio da concessão de auxílio pesquisa para custear a mobilidade de pesquisadores coautores e as taxas relacionadas à tradução e/ou publicação de artigos científicos, visando facilitar a produção e publicação de artigos científicos em revistas classificadas como A1, A2 e B1 no Qualis da Capes.

Jesua Maia – Agência FAPEAM