Estudo vai fazer análise cronológica do ensino da Matemática no Amazonas
11/01/2013 – Na tentativa de fazer uma análise histórica e cronológica do ensino da Matemática no Amazonas, o doutorando em Educação Matemática, Tarcísio Luiz Leão e Souza, está desenvolvendo um projeto de pesquisa que fará um retrospecto histórico do ensino da ciência no período de Império.
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O projeto de pesquisa intitulado ‘Uma História da Matemática Escolar no Amazonas no Período do Império: 1851 – 1890’ será financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Doutorado – Fluxo Contínuo).
Segundo o pesquisador, o objetivo do projeto é identificar e analisar elementos históricos do ensino da Matemática em nível primário durante o período do Império, para destacar instituições que foram determinantes para o ensino da disciplina.
“Quero destacar a existência de uma rede de instituições que influenciaram os rumos do ensino da Matemática na região do Estado, destacando o Colégio Amazonense Pedro II”, disse Leão.
Métodos de ensino
Leão esclareceu que além de fazer um retrospecto histórico do ensino da disciplina, a intenção do estudo é conduzir a análise histórica em sintonia com o contexto sociocultural e identificar em quais programas de estudo, autores, livros didáticos e professores estavam inseridos.
“A intenção é mostrar como essas relações eram exercidas e se materializavam na sala de aula e na rede que interligava as instituições escolares às instituições sociais. O interessante é mostrar as práticas associadas ao ensino da Matemática que eram propostas por instituições na época e que estão inseridas no ensino da disciplina atualmente”, ponderou.
O pesquisador adiantou que utilizará relatórios elaborados na época, regulamentos e programas de ensino, além de livros didáticos adotados nas escolas amazonenses no período de 1851 a 1890.
“No Império, os desafios da educação matemática amazonense estavam associados às instituições políticas, religiosas e militares que tentavam trazer para cá o discurso pedagógico do Rio de Janeiro. O estudo abordará isso, os aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos, mas sempre relacionados com os conteúdos e aspectos pedagógicos recomendados aos professores”, esclareceu Leão.
O Brasil Império
O Império no Brasil começou em 1822, após a independência e permaneceu até 1889, com a Proclamação da República.
O período é dividido em Primeiro e Segundo Reinado e Regência. Durante esses anos, o País foi comandado por Dom Pedro I, seu filho Dom Pedro II e pelos regentes.
Sobre o RH Doutorado – Fluxo Contínuo
Consiste em conceder bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes em outros Estados da Federação nas áreas de Humanas, com exceção de arqueologia; Exatas e da Terra; Agrárias; Sociais e Aplicadas; Engenharias, com exceção das engenharias agrícola, Materiais, Metalúrgica, Naval, Química, Sanitária; Biológicas, com exceção de farmacologia; Saúde; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM