I Seminário Internacional de Educação Corporativa é realizado pelo Ibict
Brasília - DF
Brasil
O evento acontece nos 10 e 11 de março de 2015
Práticas inovadoras da educação corporativa, internacionalização das empresas e o aprimoramento do capital humano nas organizações serão alguns dos temas discutidos no Seminário Internacional Discutindo a Educação Corporativa: Empreendedorismo, Internacionalização e Informação (ECEII 2015), que será realizado nos dias 10 e 11 de março, em Brasília. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), o evento conta com a participação de palestrantes de empresas públicas e privadas, além de membros de universidades brasileiras, que apresentam experiências e novidades a respeito do tema.
De acordo com a coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados (CGPM) do Ibict, Lillian Alvares, o evento está sendo idealizado pelo Instituto com o intuito de oferecer informação e auxiliar diversas ações em busca de qualidade e produtividade para que o país alcance melhor competitividade. “É preciso trabalhar junto ao setor produtivo e, neste setor, uma estratégia essencial é a educação corporativa que promove a capacitação estratégica para o crescimento. Dentro da sua missão de gestão do conhecimento, o Ibict quer abrir o diálogo entre o governo e o setor produtivo trazendo expertise de vários profissionais para promover as estratégias que eles devem adotar”, explica a coordenadora-geral.
O consultor de educação corporativa do Ibict José Rincon explica que as Universidades Corporativas trabalham com o conhecimento, empreendedorismo e estratégias. As empresas e o mundo dos negócios se sustentam na inovação, tecnologias, pesquisas e competividade e, com isso, o ganho maior é para quem inova mais e conhece melhor o seu produto, mercado e serviços. “A diretora Cecília Leite quando decidiu trazer as reuniões das Universidades Corporativas para o Ibict demonstrou clareza no apoio que pode ser oferecido pelo Instituto a partir de informações e articulações com estrutura de Ciência e Tecnologia do País e no quanto essas iniciativas impactarão os serviços do órgão na área tecnológica. Estamos falando de um caminho de dupla vantagem onde todos ganham”, afirmou Rincon.
Entre os diferenciais do evento, estão a participação de experiências de sucesso e iniciativas em educação corporativa de empresas públicas e privadas de médio e grande porte como a Fiat; Petrobrás; Banco do Brasil; Sebrae; Inteletto; Ticket; Febraban; Caixa Econômica Federal; T&D Publishing; Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio de Janeiro (Fetranspor). Participam também representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ibict; Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC); Ministério de Industrias de Cuba; Casa Consultora DISAIC de Cuba; Universidade de Brasília (UnB); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e Universidade Fernando Pessoa, de Portugal.
As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo e-mail: educacaocorporativa@ibict.br. Mais informações pelo telefone: (61) 3217-6307. O evento será realizado, nos dias 10 e 11 de março, às 8h30, no auditório Francisco de Paula do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) – SAS Quadra 5, Lote 6, Bloco H, Mezanino.
Confira abaixo a programação do evento:
Local: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Auditório Francisco de Paula
Data: 10 e 11 de março de 2015
Horário: 8h30min
PAINÉIS
Ampliando competências para crescimento acelerados dos negócios
Práticas inovadoras da educação corporativa na vanguarda das Tecnologias da Informação e Comunicação
Aprimorando o Capital Humano nas organizações
Educação Corporativa para o Setor Financeiro
História, pesquisas e edição de documentos
Internacionalização das Empresas e a Educação Corporativa
Educação Corporativa na Fetransport e Anac
Necessidades das Empresas de Educação Corporativa nas suas relações Interempresarial e Governo
PROGRAMAÇÃO
10 de março de 2015
8h30min – Abertura
9h00 – Painel 1: Ampliando competências para crescimento acelerados dos negócios (Márcia Naves, Isvor/Fiat e José Alberto Bucheb, Petrobras)
10h00 – Debate
10h30min – Painel 2: Práticas inovadoras da educação corporativa na vanguarda das Tecnologias da Informação e Comunicação (Fabrício Foganhole, Banco do Brasil e Alzira Vieira, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae))
11h30min – Debate
12h00 – Almoço
14h00 – Painel 3: Aprimorando o Capital Humano nas organizações (Pedro Paulo Carbone, Inteletto e Silvia Sayuri Ikeda, Ticket)
15h00 – Debate
15h30min – Painel 4: Educação Corporativa para o Setor Financeiro (Danilo Villalva, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Maria Emília Pereira Guimarães, Caixa Econômica Federal (CEF))
16h10min – Debate
16h40min – Painel 5: História, Pesquisas e Edição de Documentos (Kira Tarapanoff, Universidade de Brasília (UnB); Eleonora Jorge Ricardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Lena Vania Ribeiro Pinheiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Marcos Baungartner, T&D Publishing)
16h40min – Encerramento do dia
11 de março de 2015
9h00 – Painel 6: Internacionalização das Empresas e a Educação Corporativa (Miguel Trigo, Universidade Fernando Pessoa, Portugal; Manuel Marcos Maciel Formiga, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Brasil; Leonardo Pino, Ministerio de Industrias, Cuba; Carlos A. Gomez Gilbert, Casa Consultora DISAIC, Cuba)
10h00 – Debate
10h30min – Painel 7: Educação Corporativa na Fetransport e Anac (Ana Rosa Chopard Bonilauri, Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio de Janeiro (Fetranspor); Cleide de Andrade Gomes, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac))
11h30min – Plenária: Necessidades das Empresas de Educação Corporativa nas suas relações Interempresarial e Governo – Mediador: Pedro Paulo Carbone – Coordenadores: Lillian Alvares e José Rincon Ferreira
12h00 – Encerramento
(Cláudia Mohn/Núcleo de Comunicação Social do Ibict)
Quando haverá novo seminário sobre educação corporativa em 2016?
Grata