IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem
Centro Cultural e de Exposição Rute Cardoso - Rua Celso Piatti
S/N - Jaraguá, Maceió - AL, 57022-210
Brasil
Ciência, Inovação e Empreendedorismo: Integração Latino-Americana pela Educação
Ciência, Inovação e Empreendedorismo são pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer nação e aliados à educação possibilitam um crescimento socioeconômico sustentável. A conjuntura nacional aponta para estes pilares em diversos momentos, onde alguns são destacados aqui: Primeiro, o Ministério da Educação, através do estabelecimento das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação 2011 – 2020, apontam que nações desenvolvidas e em desenvolvimento investem no que acreditam ser as melhores formas de elevar a aprendizagem escolar, pois consideram imprescindíveis para garantir o crescimento econômico com desenvolvimento sustentável e entendem que a escola é o melhor caminho para atingir este objetivo. Segundo, o Livro Azul, publicado na 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação, organizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do MCTI, destaca a necessidade de uma revolução na educação, em todos os níveis, com vistas a superar a barreira da baixa escolaridade da população brasileira para que o país tenha um maior desenvolvimento científico, tecnológico e inovador. Terceiro, o Plano Nacional de Informática na Educação, através de suas diretrizes, destaca a importância da apropriação das TDICs pela educação, possibilitando a criação de uma ecologia cognitiva nos ambientes escolares mediante a incorporação adequada destas tecnologias pela escola. Quarto, o Programa Estratégico de Software e Serviços de TI, o TI Maior, demonstra o crescente investimento dos órgãos de fomento brasileiros em pesquisas científicas associadas ao desenvolvimento tecnológico e a extensão inovadora. Quinto, o Programa Nacional de Aceleração das Startups sinaliza para a consciência dos empreendedores brasileiros em inovar na educação, onde 20% das startups aprovadas em sua primeira edição foram voltadas para educação. Sexto, porém não menos importante, o grande estímulo mundial e o investimento no Empreendedorismo Social, mais especificamente nos Negócios Sociais proposto por Muhammad Yunus. Da mesma forma, toda América Latina está imersa atualmente em uma época de mudanças em seus sistemas educacionais. Os países latino-americanos possuem uma necessidade urgente de partilhar, dar-se as mãos e crescer juntos em todos os aspectos, mas sobretudo para aumentar o nível educacional de nosso povo. Somente por meio da discussão e do intercâmbio de experiências poderemos encontrar maneiras de realmente evitar as ameaças e aproveitar as oportunidades de melhorar a educação em nossos países.
http://ic.ufal.br/evento/cbie_laclo2015/