Evento, apoiado pelo Governo do Amazonas, apresenta métodos de prevenção da malária, no Puraquequara
Dia 23 de novembro, das 8h às 17h, ocorre o evento “Conscientização da comunidade de piscicultores da área periurbana de Manaus na prevenção da malária”, na Escola Municipal João Paulo II, localizada na Estrada do Puraquequara. O evento é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Amparada via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), a atividade visa conscientizar a comunidade de piscicultores da comunidade periurbana de Manaus na prevenção da malária, através de palestras sobre a doença, seu vetor, métodos de controle e prevenção, além de uma exposição do ciclo biológico do vetor da Malária.
A coordenadora do evento e doutora em ciências biológicas, Rosemary Aparecida Roque, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – (Inpa), afirma que a ação visa contribuir para a formação de multiplicadores dos métodos de prevenção da malária na comunidade do Puraquequara bem como estimular a adoção de medidas de proteção individual e coletiva.
“A telagem de portas e janelas, uso de cortinados, utilização de repelentes e roupas de manga comprida em horários de atividade das fêmeas do mosquito Anopheles darlingi, diminuindo desta forma as chances de picada do mosquito e consequentemente a infecção pela malária”, afirmou a pesquisadora sobre os principais cuidados necessários.
O evento é destinado aos alunos do Ensino Fundamental I e II, professores e demais funcionários da escola municipal. A estimativa de participação é de 310 alunos.
Durante o período de 14 a 22/11, acontecerá a primeira fase do evento, que visa o mapeamento dos criadouros naturais do mosquito An. darlingi, principal vetor da malária no Brasil, no Puraquequra, além da aplicação de questionário aos moradores, visando avaliar o nível de conhecimento da população sobre o vetor, a doença e os métodos de prevenção.
POP CT&I
O POP CT&I é uma iniciativa da Fapeam que visa incentivar e apoiar a realização de eventos de popularização da ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente no interior do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2023 e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.
Os projetos propõem a organização e execução de atividades que abordem as diversas áreas do conhecimento, como também o tema central da SNCT/2023.
Agenda CT&I
Confira a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I, que está disponível em: https://tinyurl.com/3ezvf6j7
Texto: Diovana Rodrigues – Decon/Fapeam
Fotos: Acervo da coordenadora do evento, Rosemary Aparecida Roque