Evento científico sobre insetos incentiva carreira acadêmica


04/11/2013 – Financiado pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) realiza de hoje (04) até quarta-feira (06) o V Puxirum Entomológico, uma iniciativa que tem como objetivo reunir estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores de entomologia, a divisão da ciência que estuda os insetos. Em nheengatu, a língua derivada do tupi que era falada na Amazônia na época colonial, puxirum significa uma reunião de pessoas para realizar um determinado trabalho e é sinônimo de ajuri e mutirão.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A abertura do evento foi na manhã dessa segunda-feira e contou com a presença da coordenadora de Capacitação do Inpa, Beatriz Rochi Teles; presidenta da Comissão Organizadora do V Puxirum Entomológico, Ruth Leila Keppler; e da diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão. O evento promovido pelo Inpa tem o financiamento da FAPEAM por intermédio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).

Auditório do Inpa durante a abertura do V Puxirum Entomológico. (Imagem: Denison Silvan)

Auditório do Inpa durante a abertura do V Puxirum Entomológico. (Foto: Denison Silvan)

Em sua palestra na abertura do evento, a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, ressaltou que o Puxirum coloca os estudantes em processo de discussão crítica com pesquisadores da sua área de conhecimento.  Para ela, além de promover o intercâmbio de ideias e informações, os eventos científicos tem a missão de motivar os jovens a seguir uma carreira acadêmica, que pode ter o apoio da FAPEAM por intermédio de diversos instrumentos, como as bolsas de estudo disponibilizadas pela instituição. “Hoje, fomos brindados com o depoimento de um jovem que teve seu processo de formação profissional influenciado diretamente pelo Puxirum, quando ainda era aluno do Ensino Médio”, destacou Maria Olívia Simão.

Diego Mello Mendes, pesquisador do Inpa e bolsista Fapeam. (Foto: Denison Silvan)

Diego Mello Mendes, pesquisador do Inpa e bolsista Fapeam. (Foto: Denison Silvan)

A diretora-presidenta da FAPEAM estava se referindo a Diego Mello Mendes, de 22 anos, formado em Ciências Biológicas, pela Uninorte. Atualmente ele trabalha na coleção de invertebrados do Inpa, com bolsa de estudos disponibilizada pela FAPEAM. Ele revelou que começou a se interessar por entomologia aos catorze anos, quando passou a formar uma coleção de insetos que enchiam várias caixas. “Quando participei pela primeira vez do Puxirum, pude entrar em contato com os pesquisadores, que me incentivaram cursar uma graduação em Ciências Biológicas”, disse Diego Mello Mendes.

Sobre o Parev

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da FAPEAM, fomenta a realização de eventos científicos (locais, regionais, nacionais e internacionais), sediados no Estado, que promovam a divulgação de resultados de pesquisas científicas e o intercâmbio de conhecimentos.

Denison Silvan – Agência Fapeam