Evento discute mudanças climáticas em Manaus


Teve início na quinta-feira (05/11) e terminou neste sábado (07/11), em Manaus, a primeira reunião do Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Serviços Ambientais (FAMC/AM), que tem objetivo de definir estruturas organizacionais e funcionais do Fórum (Regimento Interno, câmaras temáticas, coordenadores e relatores do Fórum e de suas câmaras técnicas setoriais), além de pautas e cronogramas para 2010.

Com o aporte de R$ 30 mil, o evento foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev). Organizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e ligado ao Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima), o Fórum vai discutir temas como “Serviços Ambientais” e a possível criação de um "marco legal" nessa área no Amazonas, “Mudanças Climáticas” e “Energias Renováveis”.

Para a titular da SDS e secretária executiva do Fórum, Nádia Ferreira, o Amazonas, que é protagonista nas discussões sobre mudanças climáticas, deverá, por meio do Fórum, ampliar as discussões, principalmente no que concerne ao arcabouço jurídico para pagamento dos serviços ambientais, com a sociedade amazonense.

Durante a abertura, no dia 5, o foco das discussões foram os serviços ambientais produzidos pelas florestas amazônicas e possíveis maneiras de regularização jurídica (marco legal) no Amazonas, com destaque para o pagamento por serviços ambientais aos povos tradicionais do Estado. Nessa área, o evento contou com as participações da Consultora Ambiental Internacional Marina Campos, o membro do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) Rubens Gomes, e o especialista em Direito Ambiental Ludovino Lopes.

Para o coordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima), Ernesto Roessing, o debate sobre os conceitos que podem nortear a criação de um marco legal para os serviços ambientais no Amazonas, é um dos pontos importantes do evento. “Essa discussão pode gerar grandes oportunidades de regularização para os serviços ambientais do Estado”, completou.

Para o segundo dia estavam pautados os assuntos referentes à estruturação do Fórum e das Câmaras Temáticas que a partir de 2010 passam a discutir com mais profundidade assuntos como: florestas e serviços ambientais, energia e clima. No sábado, encerrando as atividades, acontece a apresentação dos resultados da reunião em uma plenária das 9h as 12h. Todas as atividades aconteceram no auditório do Senai, na Bola da Suframa.

Outras informações sobre o Fórum, clique aqui. (http://www.sds.am.gov.br/)

Sobre o Parev
O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) consiste em apoiar, com recursos financeiros, a realização de eventos científicos e tecnológicos no Estado do Amazonas.

Ulysses Varela – Agência Fapeam
 
 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *