Eventos na área de saúde debatem a assistência médica nas instituições públicas do Amazonas


08/05/2014 Com objetivo de melhorar a qualidade da assistência médica prestada aos pacientes nas instituições de saúde do Amazonas e discutir os avanços no campo do conhecimento, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promoverá, no período de 15 a 16 de maio, a 11ª Semana de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e a 64ª Semana Amazonense de Enfermagem.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Intitulado ‘Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar’, o evento promoverá discussões a respeito do processo de cuidar dos pacientes, com cursos pré-evento promovidos pelo Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência (Cobeem), exposição de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos acadêmicos de Saúde da UEA e minicursos sobre as metodologias referentes à assistência.

Darlisom Ferreira disse que as discussões têm caráter regional uma vez que profissionais e acadêmicos de Parintins participarão dos debates. (Foto: Érico Xavier)

O diretor da ESA/UEA e coordenador dos eventos, Darlisom Sousa Ferreira, informou que as discussões têm caráter regional uma vez que profissionais e acadêmicos de Parintins (distante 369 quilômetros da capital) participarão dos debates por meio do sistema de telepresença. “Transmitiremos todas as discussões ao longo da Semana de Enfermagem aos participantes do município como forma de democratizar os debates e os conhecimentos relacionados à assistência”, disse.

Os eventos contam com aporte financeiro do governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev).

Na última quarta-feira, durante a 2ª Mostra do Grupo de Pesquisa em Ciências da Saúde da UEA, a diretora técnico-científica da FAPEAM, Andrea Waichman, ressaltou a importância do desenvolvimento de projetos de pesquisa na área da Saúde. Ela reafirmou o compromisso da FAPEAM em apoiar formação de recursos humanos no Estado e a realização de eventos para que os resultados das pesquisas sejam discutidos na comunidade científica.

“Não se faz pesquisa hoje sem a cooperação. Fazemos pesquisa contando com os outros e, principalmente, discutindo com outros pesquisadores nacionais e internacionais. Queremos trazer para Manaus o que está sendo feito no mundo no âmbito das pesquisas, mas também queremos mostrar o que estamos fazendo no Amazonas”, disse. 

Waichman disse que não se faz pesquisa hoje sem a cooperação. (Foto: Érico Xavier)

Waichman disse que não se faz pesquisa hoje sem a cooperação. (Foto: Érico Xavier)

Programação

A programação do evento conta com minicursos, exposições de trabalho com premiação às melhores produções e discussões em quatro eixos temáticos sobre o protagonismo da enfermagem: ‘no processo de cuidar em saúde coletiva’; ‘no processo de cuidar a grupos populacionais’; ‘no processo de cuidar na atenção hospitalar’ e ‘no processo de cuidar e o uso de tecnologias de informação e comunicação’.

Veja a programação completa do evento 

As discussões acontecerão no auditório da ESA, na Avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha. A solenidade de abertura será realizada às 9h30 do dia 15 deste mês, com a presença de representantes da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), do Sindicato de Enfermagem do Amazonas, e dos secretários de Estado e municipal de Saúde.

Na sexta-feira (16/05), entre as palestras está a ‘Protagonismo da enfermagem no processo de cuidar e gerenciar com protocolos assistenciais’, que será ministrada pela doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ), Graciele Oroski.

À tarde, a gerente de urgência e emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), enfermeira Neilane Macêdo Gonçalves, palestrará sobre o ‘Protagonismo da equipe de enfermagem na construção de estratégias de intervenção durante a realização de grandes eventos – Copa do Mundo de 2014’. A conferência de encerramento será ministrada pela doutora em Fisiofarmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Alba Lúcia Bottura Leite de Barros, que falará sobre o processo de cuidar e a sistematização da assistência de enfermagem.

 

Camila Carvalho – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *