Existe conduta antiética na produção dos artigos científicos brasileiros?


 10/08/2011 – Um estudo realizado em São Paulo sinaliza a existência de vários problemas nos artigos científicos publicados no Brasil, entre eles a citação de mais livros e artigos na bibliografia além dos realmente utilizados, o que pode ser um agravante para um país que a cada ano vem se tornando referência em produções científicas.

A tese de doutorado apresentada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) constatou a possibilidade de problemas de conduta ética na publicação de artigos científicos de pesquisadores brasileiros, tais como coautorias forjadas e citações de fontes não consultadas na bibliografia dos trabalhos acadêmicos.

De acordo com o autor da tese, Jesusmar Ximenes Andrade, o problema mais comum é a citação de livros e artigos na bibliografia sem que tenham sido utilizados, com o objetivo de aumentar a credibilidade do estudo e a coautoria, em algumas situações aparecendo como um favor trocado.

Nesse último caso, os falsos parceiros assinam dois artigos em vez de um e, assim, aumentam sua produtividade, quesito que é avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no processo de classificação aos programas de pós-graduação.

A suspeita de ocorrências de conduta antiética na produção de artigos científicos surgiu a partir da aplicação de um questionário, respondido por 85 participantes do Congresso da USP de Controladoria e Contabilidade, realizado em 2009, em São Paulo.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Segundo a pesquisa, a maioria das pessoas afirmou não conhecer nenhum caso de má conduta, mas elas acreditam que tais práticas sejam comuns.

Andrade destaca o fato de os resultados de sua pesquisa, concluída em abril deste ano, estarem voltados à “má conduta na pesquisa das ciências contábeis”, mas avalia que “não encontraríamos resultados muito diferentes se fôssemos para um censo, incluindo todos os campos científicos”.

Para promover uma reflexão sobre o tema, o ‘Você Opina’ pergunta aos seus internautas:

Você tem evidências sobre condutas antiéticas na produção de artigos científicos no seu ambiente de trabalho?

Acesse agora mesmo o site da FAPEAM e deixe sua opinião.

Resultado do ‘Você Opina’ sobre ciência e sustentabilidade

Na última enquete, abordamos os temas sustentabilidade e ciência, para entender de que forma os cientistas podem contribuir para a sustentabilidade do planeta, essencial para tornar possível a existência humana, garantindo a qualidade de vida de seus habitantes.

 

Como a pesquisa na Amazônia pode contribuir com a sustentabilidade do planeta?

Respostas

Votos

Percentual

No desenvolvimento de tecnologias limpas com menor impacto ambiental

153

45%

No conhecimento dos mecanismos de manutenção do equilíbrio climático

37

11%

No desenvolvimento de sistemas que diminuam a desigualdade social

148

44%

Totais:  

338 votos

100%

 

 

Agência FAPEAM

 

 

Veja mais notícias >>

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *