Exposição apresenta artesanato produzido por alunas do PCE


As latas de leite da merenda escolar se transformam em porta-treco, os vidros de extrato de tomate viram guarda-alfinetes e embalagens de papelão dão lugar a caixinhas de presentes decoradas com fuxico. Esse é o resultado do projeto “Artesanato – História, Produção e Resgate de Saberes”, que vem sendo desenvolvido pelos alunos do Programa Ciência na Escola (PCE), na escola Municipal Professora Ignês de Vasconcellos Dias, na zona leste, e sexta-feira (06/11) foi apresentado à comunidade.

A coordenadora do projeto, professora Leda Pozzetti, enfatiza a contribuição do projeto, que é fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para tirar as meninas da rua e ensinar um ofício que pode, inclusive, ajudar na renda familiar.

“Vivemos em uma área de risco, e as cinco bolsistas e seis voluntárias que fazem parte do projeto têm atividades todos os dias na escola. Com isso, elas se mantêm longe de problemas como drogas ou exploração sexual infantil”, contou Leda Pozzetti.

As alunas tiveram cursos com professores do Instituto Amazonas, que presta serviços ao Sebrae, e aprenderam a trabalhar com fuxico, confecção de bolsas de tecidos, colares, entre outras atividades de artesanato. “Mas, antes de tudo, elas pesquisaram toda a história dessa arte, conscientizando-se de sua importância cultural”, esclareceu.

O dinheiro arrecadado com a venda dos produtos durante a exposição das peças confeccionadas será aplicado na compra de novos materiais, pois as alunas pretendem continuar com o projeto no próximo ano por conta própria. “O projeto já rendeu frutos para três bolsistas, que já receberam convites para atuar como auxiliares de artesãs”, comentou a coordenadora.

Leila Ronize – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *