Exposição da UEA divulga peças que contam parte da história de Manaus
08/04/2013 – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza, a partir desta segunda-feira (08/04), uma exposição arqueológica com fragmentos que contam parte da história de Manaus. Os itens foram recolhidos da área do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus III (Prosamin), localizada no Igarapé de São Raimundo, contribuinte da Bacia do São Raimundo, entre a Avenida Kako Caminha e a foz do Rio Negro. A visitação segue até o dia oito de maio, no horário comercial.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A exposição integra uma pesquisa realizada por alunos do curso de Arqueologia da UEA e tem o apoio do Instituo de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre os artigos em exposição estão manilhas, louças, tijolos e cerâmicas caracterizados por cores, formas e desenhos de diferentes épocas.
Além de fragmentos, peças praticamente intactas, como moedas e uma garrafa de grés, típica do final do século XVIII, também poderão ser vistas no local. Estará à disposição dos visitantes, ainda, uma pequena amostra das camadas do solo estudadas no local. "Esses itens recontam parte de uma história. São indicadores de época", acrescentou um dos alunos do curso, Daniel Comapa.
A coordenadora do curso, Arminda Mendonça, explicou que se trata de uma exposição pioneira, na área de Arqueologia Urbana, que é um segmento da Arqueologia Histórica. "A história não se mede pela antiguidade, mas pela sua importância. E é por isso que ficamos tão satisfeitos em apresentar à comunidade esse trabalho", destacou.
Imagem 2: Garrafa de grés do final do século XVII (Foto: Divulgação/UEA)
Fonte: UEA