Exposição desvenda mistérios do corpo humano


26/02/2013 Desde o dia 18 de fevereiro, o amazonense pode conferir os detalhes e mistérios dos sistemas do corpo por meio da exposição ‘O Fantástico Corpo Humano’. A mostra, que já foi vista por mais de 11 milhões de pessoas, está exposta em Manaus, no piso G8 do Manauara Shopping, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

De acordo com a gerente geral da exposição, Ruth Carvalho, o evento é uma oportunidade única de mostrar ao público os mistérios da mais "perfeita máquina" que existe. Para ela, o que antes era de conhecimento de estudantes e profissionais de medicina, hoje está acessível ao público em geral. "Aqui, nosso objetivo não é só científico, é muito mais  informativo e pedagógico. Nessa exposição, tanto os estudantes quanto  as  pessoas comuns poderão ter uma das maiores aulas de ciência sobre o corpo humano, com acesso a um verdadeiro  laboratório  de anatomia que nenhuma faculdade possui", ressaltou.

/Segundo Carvalho, a exposição possibilita uma viagem fantástica pelo corpo humano por meio de 12 corpos inteiros e cerca de 150 órgãos de civis de origem chinesa. Os exemplares foram doados para a medicina.

A exposição é composta por nove galerias que permitem desvendar as partes especiais do corpo. Cada galeria expõe diferentes partes como os sistemas esquelético, muscular, nervoso, cardiovascular, respiratório, circulatório, digestivo  e o sistema embrionário e fetal.

A exposição não possui guias. O visitante pode transitar livremente pelas galerias nas quais estão expostas as peças devidamente ilustradas com informações detalhadas sobre o funcionamento de cada uma.  Há  monitores de plantão para fornecer informações quando solicitadas.

Para a dona de casa Maria da Silva, a exposição desperta curiosidades sobre o funcionamento do corpo. Ela ressaltou que foi a primeira oportunidade de conferir os detalhes minuciosos de um corpo. "Fiquei impressionada com tudo. Aqui estão amostras de como, de fato, somos. A partir dessa maravilha, sairemos daqui valorizando mais nosso corpo e cuidando mais dele para que possamos ter vida longa", disse.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/corpo-humano3.jpgO técnico administrativo Landese Santos disse que a exposição possibilita conhecer o corpo de dentro para fora e vice-versa. "Já estudei assuntos relacionados à saúde e não tive essa oportunidade. Se, na época, tivesse uma exposição como essa facilitaria muito a aprendizagem, porque o aluno está vendo aqui o real", frisou.

Corpos conservados

Para serem expostos, os corpos passam por um longo processo que varia de oito a 10 anos. O primeiro passo é a dissecação, que leva até um ano. Depois, o exemplar passa pelo processo de platinação, que consiste na retirada da água e lipídios dos corpos por meio da acetona.

Quando o corpo já se encontra desidratado, ele passa por um banho de polímero de silicone e vai para uma câmara a vácuo onde o polímero penetra em toda a superfície que está desidatratada. Depois é retirado o seu excesso e o exemplar vai para a secagem. Após passar pelo processo, os corpos seguem para estudos.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/corpo-humano4.jpgManaus é a sétima capital do Brail a receber a exposição que permanece na cidade até o fim de abril. De Manaus, a mostra segue para os Estados Unidos

Serviço

O que: Exposição O fantástico Corpo Humano

Local: Piso G8 do Manauara Shopping

Horário para visitação: De segunda a sexta-feira das 15 às 22h. Aos sábados, domingos e feriados das 13 às 22h

Valores: De segunda a sexta-feira, R$ 20 por pessoa. Aos sábados, domingos e feriados R$ 25.

Informações: gruposcorposhumano@artbhz.com.br

Rosa Doval – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *