Exposição mostra resultados dos projetos do Pró-Engenharias da Fapeam


Pro-engenharia

No evento, a diretora técnico-científica da instituição, Andrea Waichman foi homenageada

Projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias (Pró-Engenharias) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) foram apresentados para estudantes, pais, professores e convidados, na última quarta-feira (7). Durante o evento, realizado na Escola Senador Petrônio Portela, localizado na Zona Centro-Oeste de Manaus, a diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman, foi homenageada.

Segundo a coordenadora do Pró-Engenharias, professora Cristiane Lima, a exposição foi realizada com o intuito de apresentar as atividades desenvolvidas no programa ao longo do biênio 2015/2016. A proposta é divulgar os resultados alcançados a partir da metodologia interdisciplinar vivida no projeto e destacar sua contribuição na vida dos alunos participantes.

“Ao verificar o quantitativo de engenheiros insuficiente no Estado, pensou-se nesse projeto. O Pró-Engenharia deu oportunidade a esses estudantes. Hoje estamos prestando conta das ações realizadas ao longo desses anos. Apresentamos atividades de destaque, projetos premiados e expostos em eventos nacionais”, disse Cristiane.

O professor de informática Wadson Benfica coordenou quatro projetos do Pró-Engenharias. O “Tênis Inteligente” e o “Boné para pessoa com deficiência visual” são os de maior destaque. Os projetos foram apresentados na XVI Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (Febrace), em março, e na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em outubro. Ele destaca a importância do projeto na formação dos alunos.

“Os projetos foram usados como ferramentas pedagógicas para trabalharmos os conteúdos do ensino médio. O desenvolvimento desses projetos serviu para o aluno colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula nas aulas de química, física, matemática, enfim. Eles usaram esse conhecimento para construir algo que contribuísse com a sociedade”, disse Benfica.

Ainda de acordo com o coordenador, além das participações na Febrace e na Mostratec, o Pró-Engenharias foi agraciado com o prêmio da revista nacional Arede Educa 2016. O projeto desenvolvido dentro das escolas públicas do Amazonas ficou em 3º lugar na categoria programação. Ele também destacou a honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aos bolsistas do programa.

Para os estudantes Gabriel Alexander Farias, Letícia Teixeira e Alexsandro Moraes, ambos de 18 anos de idade, o Pró-Engenharias foi fundamental para decidir qual carreira profissional seguir. Eles optaram pelos cursos de engenharia e já fizeram as provas do vestibular. Os bolsistas premiados com o projeto “Boné para pessoa com deficiência” aguardam ansiosos e confiantes a divulgação dos resultados.

Diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman (à direita), foi homenageada pelos bolsistas do projeto

“O projeto contribuiu bastante no meu ensino. Foi mais uma oportunidade para estudar mais os conteúdos de aula e me preparar para as provas e passar em engenharia. Nós tínhamos um objetivo que era passar em engenharia e o projeto foi importante nesse sentido. Estou confiante na aprovação”, comentou o Gabriel.

Para Letícia, o Pró-Engenharias foi um divisor de águas no momento de escolher qual carreira ela iria seguir. “Nós começamos o projeto no 2° ano e então tínhamos muitas dúvidas, como a maioria dos adolescentes. O Pró-Engenharias veio para dar certeza que era isso que eu queria. Quando eu conheci as possibilidades dessa área, a vontade de cursar engenharias cresceu cada vez mais”, disse a estudante.

Projetos expostos

Além dos projetos já mencionados, a exposição também apresentou outras propostas: a Casa Flutuante Ecológica, o aplicativo InfoBus, a prancha de surf de garrafas pet, entre outras engenharias. O desafio dos alunos foi abordar temas como inclusão, mobilidade urbana, meio ambiente, internet das coisas e sistemas de informação, nas engenharias desenvolvidas no âmbito do programa.

Homenagem

A diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman, assim como representantes da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Amazonas (Ifam), receberam homenagens na exposição do Pró-Engenharias.

Francisco Santos – Agência Fapeam

Fotos: Érico Xavier – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *