Faculdade FUCAPI tem maior índice de aprovação no Bitec
08/11/13 – A Faculdade FUCAPI teve o maior percentual alcançando 65,61% de aprovação no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (Bitec) do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-Amazonas). Os estudantes e professores orientadores atenderam os requisitos do programa nacional que é aberto a alunos de graduação de instituições de Ensino Superior.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook.
O Bitec é uma iniciativa do IEL Amazonas, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Durante seis meses, os bolsistas realizam pesquisas, diagnósticos, mapeamentos e testes, confeccionam ou aperfeiçoam protótipos e softwares, elaboram projetos, relatórios, cartilhas e manuais referentes aos objetivos do plano de trabalho proposto.
Ter um bom desempenho escolar foi um dos fatores imprescindíveis para os universitários selecionados e professores/orientadores garantirem a aprovação e desenvolverem projetos para gerar soluções tecnológicas capazes de trazer produtividade, redução de custos, inovação, tecnologia, modelo de gestão e empreendedorismo para as empresas.
Cada projeto será desenvolvido de acordo com as necessidades identificadas nas empresas conveniadas com o programa durante seis meses. Os bolsistas universitários receberão uma bolsa auxílio de R$400 e o professor pesquisador associado ao jovem cientista R$461.
“Todo ano nossos alunos se inscrevem para participa da seleção do IEL. Já houve projetos que iniciaram com o Bitec e depois o aluno foi aproveitado na empresa”, relatou a professora de Design da FUCAPI, Alderlane Ribeiro, que afirmou ainda que 15 projetos dos 23 aprovados da FUCAPI, foram de alunos do curso de Design.
“Fiquei muito feliz e motivada com o resultado, meu projeto envolve programação da identidade visual que engloba ambiente tridimensional”, afirmou a estudante do segundo período de Design, Dayselane Sena. O projeto da universitária e da orientadora será desenvolvido a partir de dezembro, na empresa Good Tech Solutions, uma das microempresas incubadas na Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT).
No final do projeto que tem a duração de seis meses, serão escolhidos ainda os três melhores e o primeiro lugar será publicado na coletânea do Projeto Bitec, pelo IEL Nacional.
Sobre o programa
O Programa Bitec tem por objetivo transferir conhecimento das universidades para o setor produtivo, inserindo estudantes de graduação nas empresas, sob orientação de professores universitários, para a execução de projetos específicos que atendam as necessidades de desenvolvimento do negócio. Estes podem desenvolver projetos nas áreas de inovação, empreendedorismo, tecnologia e gestão.
Fonte: Portal Fucapi