Fapeam abre inscrições para apoiar eventos científicos e tecnológicos
Pesquisadores interessados em realizar eventos científico-tecnológicos no Amazonas já podem submeter suas propostas ao Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev 2008), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O edital, que conta com recursos de até R$600 mil, vai contemplar eventos previstos para serem realizados no período de julho de 2008 a dezembro de 2009.
O Parev foi criado para apoiar, parcialmente, a realização de congressos, simpósios, “workshops”, seminários, palestras, conferências e oficinas de trabalho no Amazonas, que tenham objetivo de divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico. O Parev não financia atividades com caráter de curso, de qualquer natureza.
O eventos podem ser de cunho regional, nacional e internacional. No primeiro caso, serão contemplados eventos que abordem temáticas específicas para a região e que seja organizado por uma ou mais de uma instituição em atuação na Região Norte ou em diferentes regiões do Amazonas.
Eventos nacionais devem visar o intercâmbio científico e tecnológico entre instituições de ensino, pesquisa, empresas e sociedades de cunho científico/social nas áreas do conhecimento e setores econômicos das distintas regiões. A atividade deve ser organizado por diferentes instituições brasileiras e contar com adesão de especialistas nacionais.
Já os eventos internacionais devem contar com ampla participação de especialistas e instituições internacionais com representação no tema em âmbito internacional.
O auxílio-pesquisa de eventos regionais chega a R$ 15 mil; nacionais, R$ 20 mil e, internacionais, R$ 30 mil. São financiáveis, em termos gerais, passagens aéreas (nacionais e internacionais), diárias, locação de instalações físicas para eventos nacionais e internacionais e de locação de equipamentos, serviços de gravação e tradução e serviços gráficos. Outros serviços, como contratação de empresa especializada na organização de eventos, também são financiáveis.
Inscrições
As inscrições para a primeira chamada do Parev seguem até às 13h do dia 7 de março do mesmo ano, com divulgação do resultado previsto para 11 de abril. A primeira chamada contemplará eventos para serem realizados de julho a dezembro de 2008.
A segunda chamada, que financia eventos de março a julho de 2009, estão previstas para acontecer até o dia 20 de setembro de 2008. A divulgação do resultado deve acontecer em 25 de outubro do mesmo ano.
Eventos previstos para serem realizados de agosto a dezembro de 2009 serão contemplados na terceira chamada, para a qual as inscrições seguem até o dia 27 de fevereiro de 2009. A divulgação dos resultado será no dia 30 de março.
Apresentação de propostas
A proposta de realização de evento deve ser apresentada por um proponente que cumprirá a função de coordenador do evento. O proponente/coordenador pode apresentar uma única proposta ao Parev, deve ser brasileiro ou naturalizado, ter vínculo empregatício com Instituições de Pesquisa e Ensino Superior (IPES), órgão público ou Organização Não-Governamental (ONG) sediada ou com unidade permanente no Amazonas.
Também é necessário ter título de mestre ou de doutor, estar cadastrado no sistema de Currículo Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e no Banco de Pesquisadores da Fapeam. Em caso de já ter obtido apoio da Fapeam, não estar inadimplente e/ou com pendências de natureza financeira ou técnica com a instituição.
Em caso específico de vínculo com ONG´s, é preciso comprovar a qualificação e experiência em pesquisa científica ou tecnológica.
Documentação
A documentação necessária para efetivar a inscrição do evento deve ser entregue no protocolo da Fapeam, em envelope lacrado, por meio de Ofício de encaminhamento à Diretoria Técnico-Científica, em duas vias impressas, com a seguinte referência: CONFIDENCIAL FAPEAM / DITEC / Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas – PAREV / NOME DO PROPONENTE:
São exigidos, sempre em duas vias, os seguintes documentos: cópias impressas do Formulário de Apresentação de Proposta da Fapeam, disponível na página eletrônica da instituição; cópias impressas do Formulário de Plano de Trabalho da Fapeam, também disponível na página eletrônica; cópias impressas do Formulário de orçamento da Fapeam, encontrada na página eletrônica da instituição, acompanhado de justificativa de cada item solicitado; cópias do termo de anuência do dirigente da instituição executora do evento; cópias impressas do Currículo Lattes do Coordenador, atualizado; cópias impressas do Cadastro no Banco de Pesquisadores da Fapeam, cópias impressas do Cadastro no Diretório de Grupos de Pesquisa.