Fapeam abre inscrições para eleição das Câmaras de Assessoramento Científico


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou o edital de eleição para a composição das Câmaras de Assessoramento Científico. Podem concorrer pesquisadores doutores ligados a instituições de ensino superior e/ou pesquisa sediadas no Amazonas.

A Câmara de Assessoramento Científico de Pesquisa é composta por sete subcâmaras definidas por área de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Biológicas; Lingüísticas, Letras e Artes. A Câmara de Pesquisa é composta por um total de 35 membros, sendo 28 pesquisadores eleitos dentre os candidatos inscritos e sete membros externos, indicados pelas instituições de ensino superior e/ou pesquisa, homologadas pelo Conselho Superior da Fapeam.

A Câmara de Assessoramento Científico de Pós-Graduação é composta por 3 (três) subcâmaras definidas pelas seguintes áreas de conhecimento tal como agrupadas a seguir: Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas, Sociais e Linguísticas, Letras e Artes. A Câmara de Pós-Graduação é composta por um total de 9 membros, sendo 6 pesquisadores eleitos dentre os candidatos inscritos 3 membros externos, indicados pelas instituições de ensino superior e/ou pesquisa, homologadas pelo Conselho Superior da Fapeam.

Estão habilitadas a participar do pleito as instituições de ensino superior e/ou pesquisa, sediadas no Amazonas, que possuam curso de pós-graduação, stricto sensu, credenciado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e/ou grupo de pesquisa cadastrados no sistema da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As instituições deverão encaminhar até o dia 15 de setembro relação nominal (impressa e digital), à Comissão Eleitoral, por categoria e por setor de lotação, em ordem alfabética dos pesquisadores em grau de Mestre ou título de Doutor, que possuam vínculo empregatício com a respectiva instituição.

As instituições deverão indicar para cada subcâmara somente um pesquisador por área de conhecimento, vinculado a instituições equivalentes de fora do Estado, desde que atenda os requisitos do edital.

Podem se candidatar à eleição pesquisadores doutores ligados as instituições de ensino superior e/ou pesquisa, sediadas no Amazonas que atendam as exigências do edital. As inscrições estão abertas até o dia 22 de setembro na Fapeam.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *