FAPEAM anuncia continuidade dos programas RH-TI e Pró-Engenharias

Alunos dos dois programas no salão nobre do IEA. (Foto: Denison Silvan)
18/12/2013 – O Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), anunciou nessa terça-feira (17) a continuidade de dois programas pioneiros no Brasil: o Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias), com 40 alunos participantes, e o Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI), com mais 40 alunos, perfazendo um total de 80. Os dois programas envolvem a FAPEAM, que financia parte dos recursos destinados aos programas, com a cooperação financeira da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e também as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O anúncio foi feito pela diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, durante cerimônia de entrega de certificados aos alunos participantes das primeiras turmas dos dois programas, que aconteceu no Salão Nobre do Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Para a diretora-presidenta, a continuidade significa que o esforço em desenvolver e implementar os dois programas foi proveitoso, tendo em vista que houve uma intensa contribuição, por parte da equipe de idealizadores, coordenadores, professores e alunos, para que as duas iniciativas fossem aprimoradas ao longo de 2012 e 2013. Ao anunciar a continuidade dos programas, a diretora revela que serão disponibilizados R$ 2 milhões para os dois novos editais, que selecionarão 80 novos alunos do ensino médio, sendo 40 alunos para o Pró-Engenharias e 40 para o RH-TI.
Maria Olívia Simão destacou que os processos de inovação na área educacional são sempre demorados, daí a necessidade de se perseguir objetivos em longo prazo, o que, neste caso, envolve a sensibilização de estudantes que ainda estão no ensino médio para que possam cursar com êxito uma graduação na área de ciências exatas. A diretora garante que, com profissionais capacitados nas áreas de engenharias e de tecnologia da informação, será possível, por meio da industrialização inovadora, aproveitar melhor as potencialidades econômicas existentes no Amazonas. “Quero agradecer aos técnicos, professores e alunos que compraram a ideia do RH-TI e Pró-Engenharias e a transformaram em algo concreto”, disse Maria Olívia Simão.

Secretário Odenildo Sena durante a entrega dos certificados.(Fotos: Denison Silvan).
Para o titular da Secti-AM, Odenildo Sena, os heróis dessa jornada de dois anos são os próprios alunos, que cumpriram com êxito a primeira etapa dos dois programas. O secretário destaca que a formatação dos programas RH-TI e Pró-Engenharias é uma experiência inédita no Brasil inteiro, pois ele conhece as ações de outros Estados na área educacional e afirma que não há nenhum que tenha tido a iniciativa de oferecer aos estudantes algo semelhante. Odenildo Sena acredita, sim, que outros Estados venham a tomar a experiência desenvolvida no Amazonas como referência para formatar suas próprias políticas públicas na área educacional, o que o torna orgulhoso de ter participado das conversas iniciais que resultaram nos dois programas. Outro aspecto inédito salientado pelo secretário é que os alunos participantes destes dois programas já entrarão na universidade como bolsistas de iniciação científica da FAPEAM, o que dará um conforto financeiro para enfrentar com êxito cursos com alto índice de evasão. “Tenho tranquilidade em afirmar que o RH-TI e o Pró-Engenharias são programas vitoriosos. Com isso, colocamos nos ombros desses jovens uma responsabilidade imensa, pois, durante dois anos, eles deram conta desse desafio inicial, o que coloca o Amazonas no topo dos programas originais na formação de recursos humanos de alto nível na área de ciências exatas, que são cruciais para o desenvolvimento do Brasil”, disse o secretário.
Cerimônia de entrega dos certificados de participação.
Além da diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, e do secretário de Ciência,Tecnologia e Inovação, Odenildo Sena, a cerimônia de entrega dos certificados contou com a participação da professora Magaly Portela, representando o secretário de Educação Rossieli Silva; Shirley Maria Vieira, diretora do IEA; Ruiter Caldas, coordenador do programa RH-TI; Disney Douglas Oliveira, coordenador do Pró-Engenharias; secretário-executivo adjunto da Secti-AM, Eduardo Taveira; coordenadora distrital da Seduc, Shirley Costa; e professores e alunos dos dois programas.
A aluna Bianca Ferreira Gomes, do Programa Pró-Engenharias, agradeceu em nome da sua turma a oportunidade de participar desse programa pioneiro do Governo do Amazonas. A aluna destacou as experiências e conhecimentos obtidos durante o desenvolvimento do programa Pró-Engenharias, que certamente irão aumentar as chances dela ingressar num curso de engenharia. Ela acredita que, além de aumentar a possibilidade dela concretizar um sonho, essas experiências se estenderão por toda sua trajetória social, acadêmica e profissional. “Sabemos que ingressar em uma universidade pública em cursos concorridos, como o de Engenharia, é uma tarefa difícil, mas estamos confiantes nos resultados obtidos durante esses dois anos do programa”, afirmou.

Aluna Bianca Ferreira Gomes, do Programa Pró-Engenharias. (Foto Denison Silvan)
Bianca Ferreira Gomes salientou que o primeiro ano do curso de engenharia é crucial, visto que a maioria dos casos de evasão se deve às dificuldades relacionadas às disciplinas básicas como cálculo, álgebra e física. “Ficamos mais tranquilos em relação a esse fato, pois sabemos que teremos um acompanhamento no primeiro ano de faculdade, não somente pela bolsa de estudos, que é muito importante, mas pelo acompanhamento que será dado pelos coordenadores dos programas e o incentivo à participação em programas de iniciação científica”, pondera.
Para a aluna, a cerimônia de entrega dos certificados de participação é apenas uma formalidade, pois embora os alunos estejam concluindo esta primeira fase, as experiências compartilhadas no Pró-Engenharias continuarão entre eles. “Agradecemos aos nossos professores, pedagogos, coordenadores e às instituições FAPEAM, Secti-AM e Seduc”, disse Bianca Ferreira Gomes.
Sobre o RH-TI
O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI) visa a estimular estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área de Tecnologia da Informação (TI), por meio de atividades orientadas, executadas em escolas das redes públicas estaduais de ensino sediadas nos Estados da Amazônia Ocidental.
Sobre o Pró-Engenharias
O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) visa a fomentar o desenvolvimento da área de Engenharia, estimulando estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área, por meio de atividades orientadas, executadas em escola da rede pública estadual de ensino sediada na cidade de Manaus.
Denison Silvan – Agência Fapeam