Fapeam anuncia readequação do Programa de Apoio à Iniciação Científica no Amazonas
Novas regras foram repassadas em reunião, realizada na manhã desta quarta-feira, na sede da Fundação, com a participação de pró-reitores, coordenadores do Paic e representantes de instituições de Ensino e Pesquisa
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) anunciou, na manhã desta quarta-feira (25), uma readequação no número de bolsas concedidas pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), devido ao cenário econômico desfavorável por qual passa o País, bem como o Amazonas.
A reunião foi presidida pelo diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, e pela diretora técnico-científica, Andrea Waichman, e contou com a participação de pró-reitores e coordenadores de programas de iniciação científica das instituições de ensino e pesquisa no Amazonas.

De acordo com o diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, a readequação no programa é necessária para garantir a manutenção dos demais investimentos na formação de recursos humanos no Amazonas.
Atualmente, 14 instituições de ensino e pesquisa no Estado são beneficiadas com bolsas de iniciação científica fomentadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam. No período de 2015/2016, foram investidos mais de R$ 7 milhões no pagamento de 1,5 mil bolsas, nesta modalidade. O número corresponde a 10% do total de investimentos da Fapeam.
De acordo com o diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, a readequação no programa é necessária para garantir a manutenção dos demais investimentos na formação de recursos humanos no Amazonas.
A diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman, disse que com a readequação, serão concedidas 763 bolsas de iniciação científica, com investimentos na ordem de R$ 3,6 milhões.
Ela destacou ainda que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como principal agência financiadora do País no âmbito da iniciação científica, concedeu, no período de 2003 a 2015, cerca de 5 mil bolsas na modalidade para o Amazonas. No mesmo período, o Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, concedeu 14.550 bolsas.
Submissão de propostas on-line
A diretora técnico-científica disse que para facilitar a rotina dos bolsistas fomentados pela instituição foi realizada uma modernização dos instrumentos de concessão e acompanhamento. A submissão de propostas passou a ser integralmente eletrônica, não sendo mais necessária a vinda do pesquisador até a instituição para protocolar o material.
Além disso, para melhorar a comunicação e facilitar o uso das novas funcionalidades foram criados tutoriais que explicam passo a passo como submeter proposta ou participar de determinado programa.
Esterffany Martins / Agência Fapeam
Fotos: Érico Xavier / Agência Fapeam