Fapeam apoia 12° edição do Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participou, nesta terça-feira (05/08), da abertura da 12° edição do Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (Enei), que em 2025 tem como tema: “Justiça Climática e Direitos Humanos: As Ciências Indígenas como Rede de Trocas para o Equilíbrio Humano no Mundo Terrestre”. O evento, segue até sexta-feira (08/08), no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
A programação inclui rodas de conversa, mesas-redondas, apresentações culturais, exibições de documentários, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos nas seguintes linhas de estudo:
- História, Memória e Identidade;
- Saúde, Educação e Políticas Linguísticas;
- Movimento Indígena e Territorialidade;
- Diversidade, Sexualidade, Gênero e Maternidade/Paternidade Indígena.
Na abertura do evento, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, foi representada pela assessora Simone Eneida Baçal de Oliveira, que reforçou a importância do apoio da Fundação em iniciativas como as do Enei, por meio dos editais desenvolvidos pela instituição.
“A Fapeam fomenta muitos projetos relacionados ao que está sendo tratado aqui hoje, como a justiça climática e os direitos humanos. Nada mais justo do que prestigiarmos a grandeza dessas discussões sobre as Populações Indígenas. Como agência de fomento, entendemos que são laços que se estendem para oportunizar um debate tão necessário quanto o das Ciências Ancestrais”, comentou.
Na ocasião, também estiveram presentes representantes de institutos de ensino e pesquisa, organizações indígenas e lideranças estudantis do Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (Meiam), Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam), Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas (Foreeia), Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas (Makira E’ta), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e pró-reitorias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
As Ciências Indígenas e suas alternativas inovadoras na adaptação e mitigação das mudanças climáticas foram tema de discussão, como o conhecimento sobre ciclos naturais e padrões climáticos. O evento trouxe ainda um debate sobre a defesa dos direitos territoriais e culturais dos povos indígenas como uma questão de justiça social. A permanência indígena na universidade e a produção intelectual também estiveram entre os assuntos discutidos.
A coordenadora da Apiam e integrante da comissão organizadora do evento, Mariazinha Baré, celebrou a realização do Enei no Amazonas e ressaltou a importância da Ciência Indígena para o enfrentamento de crises climáticas.
“É uma referência trazer esse evento para o Amazonas. Temos uma população de, aproximadamente, 500 mil indígenas, a maior do Brasil. Para os estudantes, acadêmicos, profissionais e para o movimento indígena é um momento em que poderemos conversar e dialogar mais, inclusive, sobre a relação da Ciência Indígena com a Ciência Ocidental, e quais as estratégias na questão dos enfrentamentos climáticos, crises humanitárias e econômicas, como a partir das Ciências Indígenas vamos conseguir trabalhar isso na Academia, com esse olhar indígena”, afirmou.
Sobre o Enei
O Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (Enei) tem como objetivo reunir estudantes indígenas de todo o Brasil. O evento é um espaço de debate sobre pesquisas e produções acadêmicas em diferentes áreas, considerando pontos de vista intercientíficos, além dos avanços e dificuldades a respeito da educação superior para os povos indígenas a nível nacional.
Confira mais detalhes sobre o evento em: https://www.even3.com.br/enei2025manaus/
Por: Kevin Moraes / Decon Fapeam
Fotos: Kevin Moraes / Fapeam