FAPEAM apoia acervo artístico e literário da UEA
09/10/2013 – Disponibilizar um acervo como referência da memória artístico-literária amazonense é o objetivo do grupo de pesquisa Investigações sobre Memória Cultural em Artes e Literatura (Memocult) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A ação será realizada por meio do projeto intitulado ‘Catalogação e expansão do acervo artístico e literário do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas’ coordenado pela professora doutora em História, Luciane Páscoa.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O projeto faz parte do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes (PPGLA) da UEA que visa catalogar e expandir o acervo, reunido por meio de doação, para uma plataforma digital, a fim de ter acesso a informações em várias áreas. De acordo com Páscoa, o projeto busca dar um tratamento diferenciado ao acervo. “Não vamos dar o tratamento apenas da parte de arquivologia e biblioteteconomia, mas vamos tentar fazer uma catalogação diferenciada no sentido de trazer informações artísticas das obras. Vamos verificar a capa, os escritos, se tem dedicatória, anotações e ilustrações de artistas, relacionando assim a literatura e as artes, explicou.
O trabalho conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) via Programa de Apoio a Organização, Restauração, Preservação e Divulgação de Acervos Documentais do Estado do Amazonas (Pró-Acervo).
Sobre o Pró-Acervo
Esse programa consiste em apoiar projetos institucionais de conservação documental em seus diferentes suportes (textuais, audiovisuais, iconográficos, fotográficos, etc.), restauração de documentos em papel, digitalização e microfilmagem, com recursos financeiros e bolsas, visando criar condições para o acesso ao público e pesquisadores.
Ouça a reportagem completa, clique aqui.
Manoela Moura – Rádio com Ciência
Agência FAPEAM