Jornada Científica premia trabalhos e recebe novos bolsistas do Paic/Fapeam
Bolsistas apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) via Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) participaram da solenidade de premiação da 14ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) nesta sexta-feira (8/8), no auditório Dr. João Baldino, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus.
Ao todo, 65 bolsistas da edição 2024-2025 do Paic na FCecon apresentaram seus projetos entre os dias 5 e 7 de agosto. Os estudos, apoiados pela Fapeam, abordaram temas diversos dentro da oncologia, como qualidade de vida de pacientes com câncer colorretal, telemonitoramento, sexualidade em mulheres sobreviventes de câncer de mama, entre outros. A jornada contou com palestras, cursos e outras atividades que contribuíram para o aprimoramento das habilidades dos participantes, promovendo uma imersão prática.
A cerimônia de encerramento contou com a presença do diretor-presidente da FCecon, Gerson Antônio dos Santos Mourão; a diretora de Ensino e Pesquisa, Kátia Luz Torres Silva; a coordenadora do PAIC/FCecon, Valquíria do Carmo Alves Martins; e a representante da Fapeam, Any Gonçalves da Silva Rodrigues, chefe do Departamento de Operações e Fomento (DEOF).
Durante o evento, foram apresentados os principais destaques da edição e o lançamento do e-Book PAIC, referente à edição anterior. Outro momento importante foi a apresentação da nova identidade visual do programa, que celebra 15 anos no próximo ano, reforçando sua trajetória de incentivo à pesquisa científica na área da saúde.
Compromisso com a ciência
Representando a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, a chefe do DEOF/Fapeam, Any Rodrigues, ressaltou o compromisso do Estado com o incentivo à ciência desde a base e trouxe dados importantes sobre o investimento em pesquisa no Amazonas.
“Vocês, que são alunos de iniciação científica, estão tendo uma das primeiras experiências com a pesquisa. E, nesse sentido, viemos destacar o apoio contínuo do Governo do Estado. Desde 2019, foram investidos mais de R$ 880 milhões em ciência, tecnologia e inovação. Isso impacta mais de 170 editais e mais de 19 mil projetos apoiados, entre eles, o que apoia o PAIC”, disse.
Produção Científica
O e-book lançado reúne 58 capítulos com resultados de pesquisas desenvolvidas por bolsistas do Paic/FCecon, sob orientação de pesquisadores da instituição, abordando temas como câncer de mama, colo do útero e colorretal, além de prevenção, diagnóstico e atenção multidisciplinar.
“O Programa Paic abre portas para os alunos e para os pesquisadores. E eu devo dizer que, aos pacientes também, porque a pesquisa transforma. Ela transforma profissionais, transforma a qualidade de vida dos pacientes, oferece um olhar mais humano para essa população que chega aqui”, declarou emocionada a coordenadora do PAIC/FCecon, Valquíria Martins.
Premiação
A programação também contou com o reconhecimento aos trabalhos de maior destaque, com a entrega de prêmios e menções honrosas aos estudantes. Foram reconhecidos 15 trabalhos de destaque da edição 2024-2025 do Paic. Os cinco primeiros colocados receberam troféu e certificado de menção honrosa, enquanto os classificados do 6º ao 15º lugar foram agraciados com certificado de menção honrosa.
O primeiro lugar ficou com a bolsista Lívia Raquel Gusmão, autora da pesquisa “Análise de variantes germinativas nos genes de reparo (MMR) em pacientes com câncer colorretal da FCecon”. Na segunda colocação, Ronald Américo da Silva apresentou o estudo “Avaliação da microbiota intestinal e perfil de mediadores imunológicos solúveis de pacientes com câncer colorretal atendidos na Fundação Cecon”.
Acolhida
O evento também marcou a recepção dos novos bolsistas da edição 2025-2026, que irão desenvolver pesquisas voltadas à Oncologia, contribuindo para o avanço científico e a formação de novos talentos na área.
Sobre o Paic
O Paic contribui de forma significativa para o fortalecimento da pesquisa científica no Amazonas, oferecendo bolsas e oportunidades para que estudantes de graduação participem ativamente de projetos desenvolvidos em instituições de ensino e pesquisa, promovendo a formação de novos talentos, a geração de conhecimento e o avanço da ciência na região.
Por: Emanuelle Lopes (Decon/Fapeam)
Fotos: Diovana Rodrigues (Decon/Fapeam)