Fapeam aposta em programação especial para Semana Nacional de C&T
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) preparou uma programação especial para aproximar a Ciência da sociedade durante a V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (C&T), que, neste ano, traz o tema "Evolução e Diversidade", e será realizada de 13 a 17 de outubro, no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi), na zona Leste de Manaus.
Além do aporte financeiro, no valor de R$150 mil, investidos pela Fapeam e que serão empregados pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect) nas atividades da Semana, o público contará com atividades organizadas especialmente para a "Estação Ciência", evento que pretende atrair o grande público pela diversidade de mostras em 55 estandes montados no Clube do Trabalhador.
"A Semana Nacional de C&T é uma grande oportunidade de apresentar à população os resultados de investimentos de recursos públicos em ensino e pesquisa no Amazonas", ressalta o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Odenildo Sena.
Programação
Entre as diversas atividades programadas para a "Estação Ciência" constam a distribuição de material institucional sobre a diversas áreas de atuação da instituição no estado, a exibição de vídeos e duas oficinas lúdicas, voltadas para crianças e jovens, alunos do ensino fundamental e médio das escolas da rede pública de ensino.
De acordo com o coordenador do núcleo de eventos da Fapeam, Edemilson Bibiani, serão realizadas oficinas de origami e biscuit, ministradas por professores convidados, especialistas nestas técnicas de trabalhos manuais.
"Vamos realizar três edições de cada oficina, sendo abertas para turmas de 20 interessados, cada. No total, devemos atender cerca de 120 crianças com as atividades", ressaltou Bibiani, acrescentando que, para participar das oficinas, basta se inscrever diretamente no estande da Fapeam montado na Estação nos dias do evento.
Também serão exibidos vídeos institucionais e distribuídos folders e cartilhas. "O diferencial de nossas atividades são os públicos atendidos: estudantes do ensino médio e fundamental, professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Dessa forma, pretendemos atingir o objetivo de divulgar para a população as ações na área de C&T", explica.
Os números do site oficial da Semana de C&T revelam o compromisso da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), organizadora do evento, da Fapeam e das instituições que integram o Sistema de C&T no Amazonas em difundir a cultura científica na sociedade.