FAPEAM assina acordo de cooperação do Pró-engenharias com Secti, Fundação Nokia e Fucapi

da esquerda à direita: titular da Secti, Odenildo Sena, e a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia, durante assinatura do termo de cooperação. (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM)
23/04/2014 – Com o objetivo de estimular estudantes de ensino Médio, a seguirem carreiras acadêmica e profissional nas Engenharias, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-Am) assinaram, na tarde desta terça-feira (22), um acordo de cooperação com as Fundações Nokia e Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), no âmbito do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias).
Com o acordo, 80 alunos receberão orientação técnica, científica e pedagógica no âmbito do Pró-Engenharias. A diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, ressaltou a importância estratégica da assinatura do acordo. “Acreditamos que, como essas escolas já tem em seus processos de formação o foco das ciências exatas, vamos ter com certeza resultados significativos para mudar o cenário da formação tecnológica do Estado”, disse Olívia.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação Nokia, Ana Rita Arruda, afirmou que o acordo partiu também da vontade da Fundação em contribuir com a formação dos jovens.” Colocar nossos expertises à disposição de mais jovens despertando assim o interesse pelo estudo das ciências no nosso Estado é uma grande satisfação”, disse a diretora.
O Pró-engenharias atenderá 80 alunos (40 de cada área) a partir do primeiro ano do ensino Médio. Dos 40 alunos selecionados, 20 serão da rede pública de ensino e os demais da própria instituição. Eles serão acompanhados por um período de três anos e terão acesso a aulas extras no contraturno escolar com conteúdos específicos das áreas de Exatas, com enfoque diferenciado nas Engenharias.
Os processos seletivos serão desenvolvidos individualmente por cada instituição. A previsão é a seleção inicie em maio deste ano. O Pró-Engenharias visa preparar os estudantes selecionados para a aprovação em faculdades, prioritariamente públicas, para obterem êxito em cursos de Engenharias.
MAIS ENGENHEIROS NO AMAZONAS
O projeto piloto do Pró-Engenharias iniciou no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), com a seleção de alunos apoiados pela FAPEAM por meio de concessão de bolsas. A segunda edição foi realizada no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Profº Eng. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo. Aproximadamente 200 estudantes do Ensino Médio participaram deste processo.
As bolsas concedidas aos estudantes, professores e coordenadores, exercem um papel social importante, reduzindo o risco do abandono escolar pela oferta de subempregos. O Programa oportuniza a valorização do currículo, como experiência profissional às atividades como pesquisador bolsista da FAPEAM.
Sobre o Pró-Engenharias
O Programa visa fomentar o desenvolvimento da área de Engenharia, estimulando estudantes do Ensino Médio a seguirem carreira acadêmica e profissional na área por meio de atividades orientadas em escolas da rede pública estadual de ensino sediadas em Manaus.
Adriana Pimentel – Agência FAPEAM