FAPEAM avalia projetos de pesquisa do PPSUS 2009
15/11/2011 – Nos dias 16 e 17 de novembro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) realiza em Manaus a apresentação oral de 28 projetos de pesquisa na área de saúde. As apresentações fazem parte do Seminário de Avaliação Parcial do Programa de Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS 2009) realizadas nas salas 1 e 2 do Bloco 1 da Universidade Paulista (Unip), localizada na Avenida Mário Ypiranga, 4390, Parque 10.
Durante as apresentações orais dos resultados das pesquisas, cada coordenador será avaliado por consultores ad hoc (dedicados) que irão realizar considerações sobre os projetos desenvolvidos nos últimos anos.
O PPSUS é um programa que consiste em apoiar atividades de pesquisa que visem à promoção do desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação da área de saúde, em temas prioritários para o Sistema Único de Saúde do Estado do Amazonas.
As pesquisas a serem apresentadas foram realizadas por instituições como Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT/AM), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Leônidas e Maria Deane/ Fundação Oswaldo Cruz (ILMD/Fiocruz), Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e concentram-se em doenças negligenciadas como tuberculose, hepatite e rotavirus além de outras doenças e agravos pesquisados tanto em Manaus quanto no interior do Estado do Amazonas.
PPSUS possibilita maior convergência em pesquisas
A diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, considera o PPSUS o meio de maior convergência, em razão dos resultados que são incorporados pelo Sistema Público de Atendimento (SPA) à sociedade. Segundo ela, todas as pesquisas do Programa, promovidas pela FAPEAM e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), são para atender às demandas das Unidades de Serviço, como por exemplo, os prontos-socorros e os hospitais.
Para a diretora-presidenta, as realizações das pesquisas têm como pauta principal a melhoria da gestão, do protocolo de atendimento, das rotinas médicas, dentre outras necessidades.
“As pesquisas são realizadas para atender a essas necessidades, dando importância à abordagem de algumas doenças existentes somente em área tropical como a Região Norte do País, como também, analisar alguns protocolos, verificando situações de gestão e de logística para solucionar problemas do cotidiano de atendimento”, afirmou.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A importância da parceria entre a FAPEAM e outras instituições federais, no caso o CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Saúde, é fundamental. “Isso faz com que o governo federal perceba as nossas necessidades e descentralize suas ações políticas por meio da parceria institucional. Por outro lado, o Governo do Amazonas, por meio da FAPEAM, tem a capacidade de mostrar a sua agenda na área de saúde, permitindo negociar suas prioridades para que haja mais investimento. Isso vem servir para captar recursos, potencializando os investimentos em nosso Estado, mas, principalmente, colocar na agenda do governo federal as nossas peculiaridades e necessidades locais”, destacou.
De acordo com a coordenação do evento, várias instituições de ensino e pesquisa estão envolvidas nesse processo. A apresentação dos projetos de pesquisa no Seminário de Avaliação Parcial do PPSUS 2009 está divida por temas como ‘Doenças Negligenciadas, Outras Doenças e Agravos e Vigilância e Saúde’.
Parceria
O Seminário de Avaliação Parcial do PPSUS 2009 conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Decit/SCTIE/MS e CNPq/MCTI.
Confira a programação completa, clique aqui.
Serviço
Solenidade de Abertura
Dia: 16 de novembro de 2011
Horário: 8h30
Local: Auditório da Unip
Apresentação Oral dos Projetos
Dias: 16 e 17 de novembro de 2011
Horário: 9h-12h30 – manhã
14h – 18h – tarde
Local: Bloco I – 1º andar – Unip
Universidade Paulista (Unip) – Avenida Mário Ypiranga, 4390, Parque 10.
Sebastião Alves – Agência FAPEAM

























