FAPEAM convoca pesquisadores para atualização de cadastro
11/02/2011 – A partir de agora, os pesquisadores cadastrados no Sistema de Informação e Gestão (Sigfapeam) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) terão que manter seus dados atualizados regularmente. As informações são da Gerência de Informática (Geinf) da instituição.
Segundo o coordenador da Geinf, Nelson da Silva Ferreira, o objetivo da medida é facilitar o acompanhamento dos processos relativos ao pesquisador. Caso o cadastro passe mais de 15 dias sem acesso, o sistema abrirá automaticamente uma janela de atualização. “O Departamento de Prestação de Contas, muitas vezes, tem dificuldades para encontrar os pesquisadores. É necessário manter o banco de dados atualizados, com os dados institucionais, além dos números de telefones e e-mails pessoais”, orientou Nelson.
A diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, explica que a atualização dos dados é vantajosa tanto para a instituição quanto para os pesquisadores, já que com a atualização no sistema interno eles podem ser acionados para eventos importantes em suas áreas ou mesmo indicados para comissões nacionais. “Queremos sensibilizar os pesquisadores para esta questão, porque é fundamental que tenhamos acesso a eles. Muitas vezes o pesquisador pode perder um convite interessante em sua área por estar com as informações desatualizadas”, ressaltou.
Um dos principais problemas encontrados é a troca de instituição à qual o pesquisador está vinculado. De acordo com a gerente de Prestação de Contas (Gepcon), Viviane Maria Miranda, é preciso atualizar todos os dados regularmente. “Quando não encontramos o pesquisador, sempre procuramos a instituição à qual ele pertence”, pontuou.
Os dados dos pesquisadores são informações sigilosas às quais apenas a FAPEAM tem acesso. Em caso de interesse da mídia em determinada pesquisa, a instituição sempre faz um contato prévio com o cientista.
Para atualizar o cadastro, acesse www.fapeam.am.gov.br ou clique aqui.
Agência FAPEAM