Fapeam divulga as diretrizes específicas para a Chamada Transnacional Conjunta Water4All 2025
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou, nesta quarta-feira (1/10), as diretrizes específicas complementares à Chamada Transnacional Conjunta Water4All 2025 – “Água e Saúde.” A iniciativa é fruto da adesão da Fapeam à parceria Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em cooperação com a Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizon Europe.
O objetivo é apoiar projetos de pesquisa e inovação que promovam o conhecimento, desenvolvam soluções inovadoras e contribuam para a gestão sustentável da água em relação à proteção da saúde humana. As propostas devem estar ancoradas em uma das quatro linhas temáticas definidas pela chamada:
- Linha temática 1: Contaminantes transmitidos pela água e riscos à saúde: ocorrência, comportamento, interações e vulnerabilidade;
- Linha temática 2: Ferramentas e tecnologias inovadoras para monitoramento da qualidade da água e da exposição;
- Linha temática 3: Tratamento de Água e Mitigação de Exposição;
- Linha temática 4: Governança, Inovação Socioeconômica e Integração de Políticas para Água e Saúde.
Os projetos aprovados terão vigência de até 36 meses. Para informações sobre Diretrizes Específicas da FAPEAM, complementares à Chamada Transnacional Conjunta Water4All 2025 “Água e Saúde”, acesse o link.
Submissão de propostas
A submissão ocorrerá em duas etapas: primeiro haverá as pré-propostas, na plataforma da Chamada Water4All (https://proposals.etag.ee/water4all/), em inglês; e posteriormente, para as propostas aprovadas na etapa anterior, no Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam) (www.fapeam.am.gov.br), em português. A submissão em apenas uma das plataformas acarretará a desclassificação.
Além de formulário eletrônico, os proponentes deverão anexar a documentação exigida em formato PDF, incluindo versões em inglês e português da proposta completa, carta de anuência da instituição de vínculo, currículo Lattes atualizado, diploma de doutorado, cadastro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, entre outros documentos previstos no edital.
O prazo para submissão das pré-propostas na plataforma internacional encerra em 13 de novembro de 2025, às 17h (horário de Manaus). Os pesquisadores interessados em concorrer ao edital devem observar o cumprimento das exigências da chamada pública.
Por: Emanuelle Lopes/Decon Fapeam
Arte: Antônio Santos/Decon Fapeam