Fapeam divulga resultado da homologação das inscrições submetidas ao Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação – “Ennio Candotti” – Edição 2024
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), divulgou, nesta quinta-feira (26/12), o resultado da homologação das inscrições submetidas ao Edital de Chamada Pública N° 002/2024 – Prêmio FAPEAM de Ciência, Tecnologia e Inovação – “Ennio Candotti” – Edição 2024.
Trinta e três inscrições foram homologadas pelo Comitê de Avaliação. Confira clicando AQUI.
Prêmio Fapeam de CT&I
A premiação tem o objetivo de dar visibilidade a trabalhos de grande potencial, premiando pesquisadores e profissionais de comunicação de trajetória de destaque no estado, com relevante atuação para o conhecimento científico, tecnológico, inovativo, social, ambiental e para o desenvolvimento econômico no Amazonas.
Categorias
O Prêmio está distribuído nas seguintes categorias: Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, Professor Ciência na Escola e Profissional de Comunicação, e suas respectivas subcategorias.
Os ganhadores serão indicados para a etapa nacional do Prêmio Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) de Ciência, Tecnologia e Inovação – “Ennio Candotti” – Edição 2024.
Ennio Candotti
O Prêmio Fapeam de CT&I – Edição 2024, neste ano, homenageia o pesquisador Ennio Candotti, importante líder da comunidade científica.
Candotti nasceu na Itália e emigrou para São Paulo ainda na infância. Formou-se em Física pela Universidade de São Paulo (USP), em 1964, e atuou como professor em várias universidades pelo país.
A paixão pela ciência e seu compromisso com a Amazônia ficaram evidentes na fundação do Museu da Amazônia (Musa), onde desempenhou o papel de diretor por 15 anos em Manaus. O conceito de um ‘museu na floresta’ foi um sonho de Candoti que se tornou realidade.
Conquistas se somam na sua história, como o prêmio Kalinga, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que recebeu em 1999, por sua contribuição à popularização da ciência.
Por: Decon Fapeam