FAPEAM divulga resultado da segunda chamada para o Fixam


26/04/2014 – Cinco pesquisadores residentes no Estado do Amazonas foram contemplados com bolsas de pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação com a finalidade de fortalecer grupos de pesquisas na região e para criar novas linhas de pesquisa.

O edital disponibiliza um total de 20 bolsas por meio do edital do Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas (FIXAM/AM) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas(FAPEAM).As bolsas serão concedidas nas modalidades “FIXAM A” e “FIXAM B”, para doutores, sem vínculo empregatício, tanto no interior quanto na capital, respectivamente. Os contemplados terão benefícios, ao longo de três anos, de auxílio pesquisa e bolsas de acordo com a modalidade ofertada em edital.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Nesta chamada, o Governo do Amazonas, via FAPEAM, disponibiliza um investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão para concessão das bolsas de pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação.

Umas das pesquisadoras beneficiadas no programa é a doutora em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Green, com o projeto “Produção de sementes de dendezeiro” (Elaeisguineenses) . Outra contemplada é a professora Ufam, Márcia Reis Pena,  com a pesquisa que visa o controle biológico de pragas, pragas de citros (mosca-negra-dos-citros, Aleurocanthus woglumi) e moscas-das-frutas..

Confira o Resultado do FIXAM-AM

Sobre o Programa

O Programa FIXAM concede bolsas de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação, e tem como finalidade estimular pesquisadores a desenvolver pesquisas em instituições de ensino superior e/ou pesquisa, institutos de pesquisa, empresas públicas de pesquisa e desenvolvimento do Estado do Amazonas (Capital e Interior).

A instituição a qual o pesquisador é ligado deve manter setor de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico e inovação, dispor de infraestrutura para realização do projeto, oferecer condições para a criação de um grupo de pesquisa referente ao tema, além de designar um responsável pelo acompanhamento das atividades.

 

Por Adriana Pimentel e Isaac Guerreiro – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *