FAPEAM divulga resultado de Programa de Formação de Doutores
04/10/2011 – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) divulga o resultado das propostas apresentadas ao Edital 006/2011 – Programa e Formação de Doutores em Áreas Estratégicas (PDAEST). A iniciativa, financiada pelo Governo do Estado via FAPEAM em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contempla a formação de doutores em áreas tidas como estratégicas para a região, tais como: Medicina Tropical, Antropologia Social, Química e Direito.
Os bolsistas receberão uma bolsa no valor de R$ 2.610 no período de 22 a 46 meses, de acordo com a cada situação. Ao todo serão investidos R$ 417,6 mil em bolsas e auxílio para produção da tese.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Com o trabalho “A reconstrução da subjetividade jurídica coletiva das vitimas de violação de direitos humanos em prol de um novo direito das gentes”, a proponente Sílvia Maria da Silveira Loureiro foi contemplada com o apoio do Programa e poderá desenvolver a pesquisa na Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ). Outra trabalho aprovado é intitulado “Doenças meningocócica e caracterização molecular de neisseria meningtidis no Amazonas, 2000 a 2009”, submetida por Luciete Almeida Silva, que será realizada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ).
Os outros projetos aprovados foram de Raquel Paiva Dias Scopel e de Nerilson Marques Lima. Scopel. Scopel irá trabalhar no projeto “O resguardo do pós-parto entre os índios munduruku do Amazonas: uma abordagem da antropologia da saúde”, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), enquanto Lima desenvolverá sua pesquisa na Universidade Estadual Paulista (UNESP – Júlio de Mesquita Filho), onde abordará o “Isolamento, determinação estrutural e bioatividade dos constituintes químicos de dalbergia amazônica e dalbergia multiflora (fabaceae)”.
Sobre o PDAEST
O PDAEST, financiado pela FAPEAM e CNPq, tem o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos, em nível de Doutorado, por meio da concessão de 70 (setenta) bolsas para pós-graduandos que tenham residência fixa no Amazonas e estejam cursando pós-graduação stricto sensu em programas brasileiros recomendados pela Capes.
Consulte aqui a decisão com os contemplados.
Luís Mansuêto – Agência Fapeam