FAPEAM divulga resultado do edital de Astronomia


26/07/2010 – O Conselho Diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) divulgou o resultado com a homologação das propostas submetidas ao Programa de Apoio à Popularização da Astronomia no Amazonas – Astronomia, Edital 010/2009.

O programa faz parte do convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito da Ação Transversal Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT).

 

Para a coordenadora do projeto “Popularização da Astronomia no Museu da Amazônia – MUSA”, Luciana da Cunha Ferreira, que teve a proposta selecionada, o projeto a ser desenvolvido visa popularizar a ciência nas comunidades Baré, Insana, Tucano, Saterê e Turá.

 

“A nossa meta é trabalhar o conceito de astronomia na cultura indígena. Popularizar na comunidade deles por meio da televisão”. Ela ressalta ainda que o resultado do projeto será passado nas salas de aula dessas comunidades. “Vamos filmar o desenho celeste para ser passado nas salas de aula para as crianças”. O projeto terá duração de 24 meses e receberá recursos na ordem de R$ 40 mil.

 

De acordo com o resultado, foram aprovadas quatro propostas sendo  uma do Musa, uma do Ifam, uma do Isa  e uma da da Ufam, que juntas vão receber recursos superiores a 158 mil para a execução das atividades.

 

Linhas Temáticas

 

vspace=10Os recursos serão alocados em linhas temáticas que envolvem a elaboração, desenvolvimento, produção e/ou aquisição de materiais destinados a atividades de divulgação científica e tecnológica em Astronomia para o público em geral, como equipamentos, vídeos, material impresso, softwares, jogos, concursos, olimpíadas, etc; Promoção de eventos, cursos, oficinas, mostras, pequenos observatórios, exposições e outras atividades de divulgação da Astronomia para o público em geral ou setores específicos.

 

Outra linha refere-se a implantação, aprimoramento ou expansão de espaços destinados à popularização da Astronomia, como centros e museus de ciências,  bibliotecas, salas multimídia, planetários fixos e móveis, e outros ambientes  de apoio à educação informal voltados para a popularização da Astronomia, ou ainda, na produção de conteúdos de divulgação da Ciência Astronômica destinada aos diferentes meios de comunicação como jornais, revistas, rádio, TV e internet.

 

Sobre o Programa Astronomia

 

O Programa de apoio à Popularização da Astronomia no Estado do Amazonas, desenvolvido em parceria com o CNPq, consiste em apoiar financeiramente projetos de difusão e popularização da Astronomia junto à sociedade amazonense, que propiciem o fortalecimento institucional de museus e centros de ciências, planetários, observatórios e outras iniciativas que promovam a divulgação científica da Astronomia e a melhoria da qualidade de educação em ciências, particularmente da Astronomia.

 

Foto 1 – Galáxia de Andromeda no sistema solar (Foto – Divulgação)

 

Veja a decisão completa aqui. Decisão 098/2010.

 

Vanessa Leocádio – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *