FAPEAM divulga resultado do programa RH-TI


 06/03/2012 – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) acaba de divulgar o resultado das propostas submetidas ao Edital 024/2011 referente ao Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI). O programa tem por foco estimular estudantes matriculados na rede pública de ensino, que estejam cursando o Ensino Médio, para seguirem carreira acadêmica e profissional na área de Tecnologia da Informação (TI).

Nesta edição, o contemplado pelo programa foi o doutor em Ciências da Computação, Ruiter Braga Caldas, com o projeto intitulado ‘Um futuro para TI no Amazonas’. O projeto de Caldas visa ao reforço de seis disciplinas consideradas chaves para o sucesso do profissional em TI, contribuindo para o reforço dos conteúdos e para a capacidade de solucionar problemas.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

“A demanda por profissionais com conhecimento da área de TI é de fundamental importância para o desenvolvimento da nossa sociedade, uma vez que a grande maioria dos processos administrativos tem como suporte o computador ou alguma variação deste. Sendo assim, a sociedade moderna precisa de um número crescente de bons profissionais que possam suprir essa demanda, por isso a preparação deve iniciar a partir do Ensino Médio”, declarou Caldas.

Para este edital serão alocados recursos que chegam a mais de R$ 700 mil, oriundos de um acordo firmado entre a FAPEAM e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além da parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor de Tecnologia da Informação da Amazônia (PRO-TI-Amazônia).

Benefícios

Entre os benefícios concedidos estão previstos uma bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (GCT/A) seis bolsas para Professor Jovem Cientista em áreas estratégicas (PJC/EST), quatro bolsas de Iniciação Científica (IC) e 40 bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC JR/EST). Além da utilização de 40 bolsas de Iniciação Científica na fase final do projeto, que devem ser utilizadas apenas em caso de ingresso imediato dos estudantes do Ensino Médio em curso Superior na área de TI ou afim ofertado por instituição da rede pública.

Resultados esperados

De acordo com o projeto de Caldas, entre os resultados ele espera que até o final do programa possa ter um significativo número de alunos da rede pública com conhecimento básico sobre a área de TI, desenvolvendo suas habilidades de resolução de problemas por meio de uma metodologia cientifica aliada ao desenvolvimento da sua capacidade empreendedora.

Sobre o coordenador

Ruiter Caldas é doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é professor do Icomp/Ufam em Manaus há 18 anos e possui experiência em docência na área de computação, trabalhando com disciplinas de Software, Hardware e empreendedorismo.

Sobre o programa

O programa RH-TI é uma ação criada por meio de uma parceria entre as secretárias de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (Sect-AM) e  de Educação do Amazonas (Seduc) para incentivar a participação de professores do Ensino Superior, graduados nas áreas tecnológicas de universidades públicas dos Estados que compõem a Amazônia Ocidental junto ao Comitê das Atividades e Pesquisas e Desenvolvimento da Amazônia (CPDA), interligado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor de Tecnologia da Informação na Amazônia (Proti-Amazônia), envolvendo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), viabilizado no Estado do Amazonas via convênio entre a FAPEAM e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Redação: Esterffany Martins

Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *