FAPEAM divulga resultado dos Editais RH-Mestrado, Interiorização e PCE
Mais de quinhentos pesquisadores residentes no Amazonas terão a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa no âmbito da prós-graduação e iniciação científica em diversas instituições de ensino com apoio de bolsas ofertadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio da terceira chamada dos Programas RH-Mestrado e RH-Interiorização, e do Programa Ciência na Escola para a capital e interior.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Os Programas, que fazem parte das ações do Governo do Estado, disponibilizaram a lista com o nome dos contemplados, disponível no site fapeam.am.gov.br.
De acordo com o Edital 001/2015 referente ao Programa RH-Mestrado, quatro propostas foram aprovadas e serão desenvolvidas nas seguintes instituições: Universidade Federal de Minas Gerais (UFGM), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
O Edital 003/2015 do Programa RH-Interiorização contemplou 20 propostas submetidas por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam/Parintins), Valdirene Siqueira de Souza, foi uma das contempladas. Ela que é pós-graduanda do curso de Geografia, vai desenvolver o projeto “Mudanças e permanências do Centro e da centralidade urbana da cidade de Parintins-AM de 1940 a 2010”.
De acordo com Souza, o interesse do estudo sobre Geografia Urbana surgiu ainda na graduação quando desenvolveu um projeto com o objetivo de analisar as mudanças e permanências do Centro e da centralidade urbana da cidade de Parintins nesse período. “Trouxe esse projeto para a pós-graduação do curso de Geografia, para que eu possa dar continuidade nos estudos e assim poder entender os processos urbanos do passado em relação ao presente da cidade” comentou Souza.
A pesquisadora ressalta o apoio da FAPEAM no desenvolvimento de projetos, principalmente para os aqueles nos municípios do interior. “A participação da FAP é um incentivo muito grande para o desenvolvimento e fortalecimento da pesquisa científica, assim como para a difusão de saberes no interior do Amazonas” finalizou Souza.
Todos os projetos contemplados terão a vigência de 24 a 48 meses.
Os Editais 020 e 021/2015 do Programa Ciência na Escola (PCE) contemplaram 439 projetos em 34 municípios. Os estudantes e coordenadores irão desenvolver projetos de pesquisa nas escolas estaduais e municipais.
Os 439 projetos contemplados, de acordo com os editais referentes ao programa Seduc/capital/interior e Semed, estão distribuídos entre capital, Itacoatiara, Parintins e as microrregiões de Manaus, Parintins, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Coari, Tefé, Alto Solimões e Madeira.
Rosa Doval- Agência FAPEAM