Fapeam divulga resultados dos programas PDCTR-AM, BiodivRestore e Maeci
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) anunciou, nesta terça-feira (15/2), os resultados da Chamada Transnacional Conjunta – BiodivRestore 2020-2021, Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional no Estado do Amazonas (PDCTR-AM) e da Chamada Conjunta Confap-Maeci 2019, destinados a apoiar projetos nas áreas de conservação ambiental, fixação de doutores no Amazonas, assim como pesquisas de inovação.
Ao todo, 11 projetos foram selecionados nos programas internacionais e estadual. No PDCTR, iniciativa exclusiva do Governo do Amazonas, via Fapeam, foram aprovadas nove propostas para estimular o desenvolvimento de pesquisas e a fixação de doutores no estado. A ação busca reduzir as desigualdades regionais de desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Amazonas.
Em âmbito internacional, a parceria entre a Fapeam e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Confap) permitiu lançar a Chamada Transnacional Conjunta – BiodivRestore 2020-2021 que selecionou o projeto “Áreas prioritárias para a conservação e restauração das interações entre peixes frutívoros da floresta amazônica e pescarias associadas”.
Outra proposta aprovada do Amazonas, resultado da parceria entre a Fapeam e o Confap na linha de internacionalização da ciência, foi na Chamada Conjunta Confap-Maeci 2019 com o projeto “Nanoencapsulação de compostos bioativos contra infecção por arbovírus (NANOARBO)”.
PDCTR-AM
O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado, via Fapeam, para estimular a fixação de recursos humanos qualificados em ciência, tecnologia e inovação em Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa do Amazonas para atuação em atividades de investigação científica, tecnológica ou inovação.
BiodivRestore
A Chamada BiodivRestore 2020-2021 apoia projetos de pesquisa e inovação em “Conservação e Restauração de Ecossistemas Degradados e sua Biodiversidade, incluindo o foco em Sistemas Aquáticos”, por meio de uma parceria entre a rede BiodivERsA e o Confap, e outras 30 organizações financiadoras de 26 países. Apesar de ter o foco em sistemas aquáticos de água doce, esta chamada abrange todos os ambientes (sejam terrestres, de água doce ou marinhos).
Confap-Maeci
A Chamada busca apoiar projetos de pesquisa nas áreas de inteligência artificial, ciências básicas (química, física e matemática), doenças transmissíveis, energias renováveis, nutrição e doenças metabólicas, agricultura de precisão, ciências espaciais, produção sustentável e uso estratégico de minerais.
>> Cique aqui e confira o Resultado do PDCTR-AM
>> Clique aqui e confira o resultado do BiodivRestore
>> Clique aqui e confira o resultado do Confap-Maeci
Por: Esterffany Marrins/Decon Fapeam
Foto: Tohn Neves/ Decon Fapeam