FAPEAM divulga resultados dos Programas PROTI Pesquisa e PROTI Amazônia Mobilidade


09/10/2013 – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) divulga em sua página eletrônica as análises das propostas submetidas aos Programas Estratégico de Pesquisa e Inovação na Área de Tecnologia da Informação  (PROTI Pesquisa) e Programa de Tecnologia da Informação da Amazônia (PROTI Amazônia Mobilidade).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Os programas são iniciativas do Governo do Estado, via FAPEAM, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) com o objetivo de apoiar o planejamento e a execução de projetos conjuntos de Pesquisa, Capacitação e Inovação no âmbito da colaboração científica e tecnológica entre os pesquisadores. Também visam apoiar a execução de projetos de pesquisa e inovação que contribuam para o desenvolvimento da Tecnologia da Informação e o desenvolvimento econômico do Estado do Amazonas.

Para o PROTI Pesquisa foram aprovadas 15 propostas submetidas por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi).

Os projetos selecionados receberão apoio financeiro superior a R$ 2,5 milhões, no âmbito de bolsa mais auxílio pesquisa. Os projetos terão o prazo de até vinte e quatro meses para serem concluídos.

Para o PROTI Amazônia Mobilidade, foram selecionadas 7 propostas, submetidas por pesquisadores da Ufam. Os projetos terão duração de até dezoito meses.

Entre os contemplados está o projeto intitulado ‘Monitoramento e controle de redes sem fio heterogêneas’ do doutor e pesquisador da Ufam, Eduardo James Pereira Souto.

Segundo Souto, o projeto prevê ações de cooperação em pesquisa e formação de recursos humanos nas áreas de redes sem fio, redes de sensores e redes veiculares envolvendo assim a transferência de conhecimentos e trabalho colaborativo entre grupos de pesquisa do Brasil e do Canadá.

Entre os principais objetivos estão: promover missões de trabalho e de estudo para troca de conhecimentos acerca da área em estudo; formação de alto nível de alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e aperfeiçoamento dos conhecimentos de docentes/pesquisadores vinculados aos dois países por meio da realização de pós-doutoramentos.

“Este  projeto será desenvolvido com a participação de docentes e discentes oriundos do grupo de pesquisa em Tecnologias Emergentes e Segurança de Sistemas (ETSS) da Ufam e do grupo de pesquisa em Computação Distribuída e Móvel (DMCG) da Universidade de Ontário Institute of Technology (UOIT), Canadá. As atividades do projeto serão desenvolvidas nos dois países”,  disse Souto.

Confira os resultados dos Editais 015/2013 e 016/2013.

Sobre o PROTI Pesquisa

Visa apoiar a execução de projetos de pesquisa e inovação que contribuam para o desenvolvimento da Tecnologia da Informação e o desenvolvimento econômico do Estado do Amazonas mediante a seleção de propostas em áreas do conhecimento relacionadas à Tecnologia da Informação, incluindo Ciência da Computação, Eletrônica e Ciência da Informação.

Sobre o PROTI Amazônia Mobilidade

Apoiar o planejamento e a execução de projetos conjuntos de Pesquisa, Capacitação e Inovação no âmbito da colaboração científica e tecnológica entre os pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa e/ou ensino superior, públicas ou privadas, institutos de pesquisa, empresas públicas de pesquisa e desenvolvimento que atuem em investigação científica ou tecnológica, credenciadas pelo CAPDA em estados da Amazônia Ocidental e pesquisadores e docentes de outros estados da Federação bem como de outros países, mediante a seleção de propostas nas áreas do conhecimento relacionadas à Tecnologia da Informação, incluindo Ciência da Computação, Eletrônica e Ciência da Informação.

 Rosa Doval – Agência FAPEAM

Edição: Lourdes Moraes