Fapeam e Anprotec promovem curso para novos empreendedores em Manaus
Atividade pretende promover melhoria expressiva nas incubadoras com foco em boas práticas nos processos e serviços
O governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) irá promover, no período de 4 a 7 de abril deste ano, o curso “Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne)”, nas modalidades 1 e 2, com objetivo de proporcionar melhorias nas incubadoras locais e incentivar boas práticas nos micro e pequenos negócios.
Sobre o curso para novos empreendedores em Manaus
O curso será realizado no auditório da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) das 8h às 17h. Mais de 50 representantes de instituições públicas e privadas, membros de incubadoras e integrantes de centros de inovação confirmaram a participação no evento.
Participam do curso para novos empreendedores em Manaus representantes das universidades do Estado do Amazonas (UEA), Federal do Amazonas (Ufam), Luterana do Brasil (Ulbra), Centro Universitário Nilton Lins, Centro Universitário do Norte (Uninorte) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Também confirmaram a participação no evento representantes das Fundações Amazonas Sustentável (FAS), Nokia, Paulo Feitoza (FPF) e do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), além de gestores do município de Presidente Figueiredo e Autazes.
Desde 2015, o governo do Estado por meio da Fapeam tem aportado recursos para desenvolver o ecossistema de inovação no Amazonas. Para saber mais, leia a matéria ‘Fapeam promove workshop para debater ecossistemas de inovação com microempreendedores do Amazonas‘.
Para a coordenadora de Extensão Tecnológica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e também coordenadora do Arranjo do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Amazônia Ocidental, Noélia Lúcia Simões Falcão, o curso é uma oportunidade de amadurecimento das incubadoras. Nove instituições de Roraima, Rondônia e Acre, que integram o arranjo, participam da atividade.
“O curso Cerne, promovido pela Fapeam, é muito interessante, pois trata de todas as ações da incubadora. O ganho é para todos: incubadoras, mantenedores e empresários. Essas capacitações contribuem para a implementação do modelo Cerne, o que reflete, diretamente, no fortalecimento do sistema de inovação. Os representantes dos Estados da Amazônia Ocidental participaram do curso e estão ansiosos em vir ao Amazonas fazer essa troca de experiência com os representantes das incubadoras”, disse Noélia Falcão.
Francisco Santos / Agência Fapeam