Fapeam e CNPq disponibilizam R$ 1,5 milhão para primeiros projetos


A transformação de um contêiner em um grande aquário para o desenvolvimento de pesquisas com peixes e outras espécies marítimas, a elaboração de um banco de linhagem de bactérias que causam doenças em peixes, o mapeamento da produção bibliográfica de povos indígenas do Amazonas e a criação de um grupo de estudos em Comunicação, Informação, Design e Artes (Interfaces), estes são alguns dos projetos de pesquisa financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) que já funcionam na prática.

Estes projetos tiveram aporte financeiro do Programa de Infra-estrutura para Jovens PesquisadoresPrograma Primeiros Projetos (PPP), que possibilitou a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas e particulares em que são desenvolvidos. Para dar continuidade ao programa, a Fapeam está com as inscrições abertas para novos projetos, o edital já está disponível para consulta no site da instituição: www.fapeam.am.gov.br.

Resultados práticos

A pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Andréa Belém Costa, responsável pela criação do banco de linhagem de bactérias, disse que o banco já possui mais de 200 amostras e esse número deve crescer ainda mais com o desenvolvimento de novas pesquisas. Ela afirma que, a partir desse trabalho, será possível evitar, por exemplo, a perda de investimentos econômicos na piscicultura como a morte de toda uma criação. “Quem produz peixe quer ter lucro. Por isso é importante se ter um controle de parasitas e bactérias para evitar perdas”, apontou.

Outro exemplo de projeto financiado pelo PPP que já está colhendo frutos e o da pesquisadora Marcicleide Lima, que promove, no município de Coari, o melhoramento genético da pupunha voltado para a produção e comercialização. Segundo a pesquisadora a ausência de uniformidade no fruto (tamanho, cor e aspecto) das diversas pupunheiras acaba prejudicando o pequeno produtor que realiza o plantio, cultivo e comercialização. “Com a uniformização dos frutos da pupunha será possível exigir melhores preços no mercado local”, constatou.

Para conferir o edital completo, clique aqui.

Sobre o PPP

Programa de Infra-estrutura para Jovens Pesquisadores – Programa Primeiros Projetos (PPP) – Com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas (Fapeam) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), disponibiliza aopio financeiros para aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infra-estrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas e particulares, sem fins lucrativos, de ensino superior e/ou de pesquisa sediadas ou com unidades permanentes no Estado de Amazonas visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos, em quaisquer áreas do conhecimento.

 

Marcelo Vasconcelos – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *