Fapeam e Confap marcam presença no maior encontro de negócios inovadores da Amazônia
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) contam com estande no “Inova Amazônia”, maior encontro de negócios inovadores da região conectados à bioeconomia, que ocorre nos dias 9 e 10 de maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. O estande montado pelas duas instituições apresenta aos visitantes as ações para impulsionar o cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em âmbito estadual e nacional.
O evento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reúne mais de 80 startups expositoras, palcos e debates, mentorias coletivas, apresentações culturais, rodas de negócios e de investimentos, palestras, entre outras atividades.
A Fapeam apresenta ao público sua atuação no estado e missão de fomentar a pesquisa básica, aplicada e tecnológica no Amazonas, com objetivo de aumentar o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação, no interesse do desenvolvimento econômico e social no Estado.
Durante o evento, os visitantes também terão a oportunidade de conhecer projetos de empreendedorismo fomentados pela Fapeam, por meio do Programa Inova Amazônia – Módulo Tração, um investimento de R$ 780 mil, oriundos do tesouro estadual, para fomentar bolsas na modalidade Bolsa Sócio Empreendedor (BSE), visando apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, e que tenham como premissa à preservação e uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia.
Oito empresas apoiadas pelo Programa Inova Amazônia Módulo Tração, coordenado pela Fapeam, irão expor seus produtos no Inova Amazônia, são elas: Pastifício Baré, com o projeto ‘Fabricação de macarrões Amazônicos veganos e sem glutén’, coordenado por Júlio Cézar Sá da Silva; ‘Ritual SPA by Simbioze’, que traz cosméticos naturais, veganos e de base florestal amazônica, sob a coordenação de Caroline Fragoso Pacheco da Silva; ‘MAWE Produtos da Amazônia, identificação e implementação do padrão de guaraná premium’, sob a coordenação de Aldemir Gomes de Almeida Filho; ‘Amakos Laboratório, Indústria e Comércio de Cosméticos, Higiene Pessoal e Suplementos Ltda’, coordenada por Yuri Seung Han; ‘ForestiFi, Plataforma de tokenização de artigos da floresta’, coordenada por Glauco Aguiar da Paz e a empresa ‘Btracer’, coordenada por Marcio dos Santos Pessoa.
Os visitantes do stand também terão oportunidade de conferir a amostra dos Portfólios de Resultados e Investimentos de Pesquisas, Vol. 1, 2 e 3. Considerados importantes instrumentos de popularização da ciência e divulgação científica, os portfólios são documentos que reúnem, cada, um recorte de 50 pesquisas já concluídas, nas diversas áreas do conhecimento, fomentadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam. Entre os objetivos da iniciativa estão o de democratizar o acesso à informação e incentivar o diálogo acerca dos resultados de pesquisas feitas no Amazonas.
Os portfólios estão disponíveis no site da Fapeam: www.fapeam.am.gov.br
Texto: Valdete Araújo – Decon/Fapeam
Fotos: Nathalie Brasil – Decon/Fapeam