FAPEAM e Conselho Britânico lançam chamada para interessados em participar de workshops no AM


Pesquisadores interessados em participar de workshops de pesquisa que incentivam a colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos têm até o dia 13 de julho para submeter propostas ao Conselho Britânico e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Os workshops serão realizados entre os meses de novembro deste ano e março de 2016.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A ação faz parte do programa Researcher Links realizado no âmbito do Fundo Newton no Brasil pelo Conselho Britânico e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A proposta deve ser submetida no site www.britishcouncil.org.

Dois pesquisadores principais, com título de doutor sênior, sendo um de uma instituição do Reino Unido, e outro de instituição de ensino superior ou de pesquisa do Amazonas podem submeter propostas. Os workshops, que deverão ser apresentados em inglês, irão abordar temas como agricultura, clima e meio ambiente, educação, saúde, alimentação e nutrição, infraestrutura e outras áreas do conhecimento.

De acordo com o edital do programa, cada workshop poderá contar com a participação de até 30 pesquisadores, entre coordenadores, mentores e doutores em início de carreira. Para os iniciantes serão oferecidas vinte vagas. O processo de seleção das propostas será realizado em duas etapas: a primeira será a avaliação das propostas por consultores externos tanto do Reino Unido como da FAPEAM. O segundo passo será a decisão conjunta da Fundação e do Conselho Britânico com base nas recomendações dos consultores.

O pesquisador do Amazonas que quiser identificar parceiros no exterior pode consultar a International Unit, uma instituição parceira que ajuda pesquisadores brasileiros a encontrarem instituições com interesses similares no Reino Unido. O interessado deve mandar e-mail para o endereço newton@international.ac.uk.

Ouça a reportagem completa na rádio Com Ciência

Francisco Santos – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *