FAPEAM é fundamental para as tecnologias sociais no Amazonas, diz pesquisadora
A afirmação é da coordenadora de Tecnologias Sociais do Inpa, Denise Gutierrez. A pesquisadora fez as apresentações dos projetos durante a SBPC
São Carlos (SP) – Nesta terça-feira (14), a apresentação de algumas tecnologias sociais geradas por meio de pesquisas financiadas pelo governo do Amazonas foram destaques na ExpoT&C, local de exposição das instituições na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre em São Carlos (SP). Pesquisas com óleos vegetais da Amazônia para a produção de biodiesel, aproveitamento de madeiras caídas na floresta para confecção de artesanatos e móveis e o processamento de peixes da região para a indústria de alimentos são algumas pesquisas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) que foram apresentadas pelo Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A coordenadora de Tecnologias Sociais do Inpa, Denise Gutierrez, afirmou que as tecnologias sociais são uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Ela destacou o papel da FAPEAM para o fomento das pesquisas na região. “As tecnologias sociais têm esse papel de fazer com que a ciência converse com as comunidades para convergir as necessidades delas com o que a ciência produz sobre a região. A Amazônia tem problemas na produção de água potável, na produção de alimentos e o Inpa tem produzido muito conhecimento nesse sentido com uma parceria muito forte com a FAPEAM fundamental para as pesquisas”, disse.
Ainda de acordo com Gutierrez, o financiamento por parte do Governo do Amazonas permite o avanço de pesquisas que unem ciência, cultura e bem estar social. “Um dos trabalhos é com o Ukulelê, desenvolvido pela pesquisadora Claudete Catanhede, em que há um processo educativo de jovens na área científica aliando os aspectos culturais e gerando um produto sociocultural”, exemplificou. Nele, jovens da cidade de Manacapuru (AM) confeccionam o instrumento musical Ukulelê a partir de reaproveitamento da madeira e após o processo de fabricação são feitas apresentações culturais (veja vídeo).
Tecnologia sociais
É um conjunto de técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida.
Daniel Jordano – Agência FAPEAM