Fapeam é homenageada na 10ª Jornada Científica do Programa de Apoio à Iniciação Científica da FVS-RCP


Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) foi homenageada, nesta quarta-feira (20/08), durante a 10ª edição da Jornada Científica do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

O evento foi realizado no Auditório Marilúcia Pessoa Mello, no bairro Colônia Santo Antônio, Zona Norte de Manaus, e reuniu estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde para celebrar uma década da realização de projetos de iniciação científica com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, na área da saúde pública.

Na abertura do evento, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Costa Amorim Ramosa, destacou a importância da pesquisa científica no enfrentamento aos desafios da saúde pública e celebrou a trajetória da iniciação científica na instituição, que evoluiu de um núcleo de pesquisa para integrar oficialmente a Diretoria de Ensino e Pesquisa da instituição.

“Temos motivos para comemorar e agradecer a parceria da Fapeam, que é por meio da Fundação que nós conseguimos o fomento das bolsas. Os bolsistas recebem um valor para desenvolver pesquisas e contribuir para a saúde pública do nosso estado”, agradeceu a diretora-presidente da FVS.

Durante a cerimônia de abertura, a Fapeam recebeu uma menção honrosa em reconhecimento à sua contínua e significativa contribuição ao desenvolvimento da pesquisa em saúde no Amazonas.

Representando a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, a chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (DEAC), Ana Cláudia Maquiné Dutra, reforçou o compromisso da Fundação com a formação de recursos humanos qualificados e destacou o papel estratégico da pesquisa científica no desenvolvimento do estado.

“O Governo do Amazonas, desde 2019, vem valorizando a formação de recursos humanos. A nossa parceria com a FVS vai continuar por meio do Programa Paic, do Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad) e por todas as outras linhas de ações que nós temos dentro do Plano Plurianual do estado. A expectativa é de que, até 2026, o estado invista R$ 1 bilhão em Ciência, Tecnologia e Inovação”, declarou Ana Cláudia.

Premiação

Na ocasião, a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação (Depi/FVS), Luciana Mara Fé Gonçalves destacou a importância do comprometimento e formação acadêmica para os jovens pesquisadores e ressaltou a contribuição dos orientadores no processo de desenvolvimento das pesquisas.

Ao final, da 10ª Jornada Científica, ocorreu o reconhecimento aos trabalhos de maiores destaques, com a entrega de menções honrosas aos três primeiros colocados.

O primeiro lugar ficou com a bolsista Patrícia dos Santos Souza, pelo desenvolvimento do projeto “Vigilância Epidemiológica de espécie de cândida em efluentes clínicos: avaliação da carga fúngica em um hospital da cidade de Manaus”.

Na segunda colocação, Kaísa Lindomara dos Santos Figueiredo apresentou o estudo “Análise espacial e temporal da mortalidade por AIDS no Amazonas: uma abordagem sobre iniquidades”.

Já o terceiro lugar ficou com José Victor Casas dos Santos com o estudo “Características Sociodemográficas e Clínicas de pessoas vivendo com HIV/AIDS do Amazonas que abandonaram a terapia antirretroviral: estudo resgata Amazonas”.

Em 10 anos de Paic/Fapeam na FVS-RCP, 113 pesquisas foram realizadas por 105 bolsistas. A jornada científica contou com a apresentação em pôsteres das pesquisas, avaliação e premiação dos trabalhos desenvolvidos pelos 13 bolsitas da edição de 2024-2025, além da apresentação dos novos bolsistas do Paic da edição 2025-2026.

Sobre o Paic

O Paic/Fapeam contribui de forma significativa para o fortalecimento da pesquisa científica no Amazonas, oferecendo bolsas e oportunidades para que estudantes de graduação participem ativamente de projetos desenvolvidos em instituições de ensino e pesquisa, promovendo a formação de novos talentos, a geração de conhecimento e o avanço da ciência na região.

Por: Ana Kelly Franco/ Decon Fapeam

Foto: Ayrton Lopes/Decon Fapeam 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *