Fapeam e Sedecti reúnem-se para definir parceria visando a construção de um Programa de Dados Abertos para a Secretaria


A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta quinta-feira (21/9), a comitiva da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti)  para definir meios de parceria para a construção de um Programa de Dados Abertos para a Secretaria.

A equipe da Sedecti, liderada pela secretária executiva de planejamento, Sonia Janete Guerra dos Santos Gomes, buscou a Fundação motivada pelo Programa de Dados Abertos da Fapeam 2023-2025, lançado recentemente, que permite acesso a informações sobre investimentos, programas de fomento, pesquisas científicas básica, aplicada e tecnológica.

WhatsApp Image 2023-09-21 at 15.28.24

Na ocasião, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, falou do percurso feito para oferecer esse acesso à sociedade e dispô-lo no site institucional, tendo como base os movimentos globais do Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP) e da Ciência Aberta (Open Science), que corroboram para iniciativas governamentais de abertura de dados.

“O Programa Dados Abertos da Fapeam foi articulado em dois projetos, com informações que são gradativamente ampliadas e atualizadas. O Projeto I apresenta os dados gerais da Fundação e o Projeto II, os de editais e convênios. O importante é estabelecer um cronograma e definir os dados a serem disponibilizados inicialmente, para depois prosseguir com a expansão dessas informações”, explicou Márcia Perales.

Durante o encontro, Sonia Janete Gomes apresentou o painel da Balança Comercial do Amazonas, disponível no site da Sedecti, que apresenta de forma analítica e interativa informações relevantes sobre importação, exportação e relações comerciais para o público em geral, especialmente para empresários do Amazonas.

Ao final da reunião, ficou acordado que as equipes técnicas da Fapeam e de Planejamento da Sedecti vão reunir-se para definir tratativas visando um acordo de cooperação institucional, que possibilite apoio à Sedecti para o desenvolvimento do seu programa de dados abertos.

Participaram também da reunião, pela Fapeam, as assessoras de Planejamento e Avaliação Institucional (Asplavi), Anny Letícia Pereira Coelho e Carliane Castro Silva, além da chefe do Departamento de Comunicação e Difusão do Conhecimento (Decon), Marlúcia Seixas. Pela Sedecti, a chefe de Departamento Josenete Cavalcante, a gerente Natasha Souza e o assessor analista de TI, Raphael Pará.

Por: Decon Fapeam

Fotos: Érico Xavier/Decon Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *