Fapeam empossa novos membros das Câmaras de Assessoramento Científico
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) empossou, com efeito retroativo, nesta quinta-feira (6/8), por meio de videoconferência, os membros das Câmaras de Assessoramento Científico de Pesquisa e Pós-Graduação da Fapeam, para o mandato referente ao biênio de 2020/2022.
A função das Câmaras de Assessoramento é analisar, quanto ao mérito científico e técnico, os pleitos de fomento, apoio e incentivos formulados à Fapeam, com o oferecimento de parecer conclusivo e, avaliar a execução, quanto aos aspectos técnico-científicos, os projetos que recebem apoio financeiro da Fundação, dentre outras atribuições.
A solenidade de posse, para cumprimento das formalidades legais do ato foi realizada por meio de transmissão interativa, com o intuito de respeitar as medidas temporárias de isolamento social, diante do contexto de pandemia do novo coronavírus.
No total, 36 integrantes foram eleitos para compor as Câmaras de Assessoramento, sendo 27 na área da Pesquisa e nove na Pós-graduação. Os novos assessores foram escolhidos através de processo eleitoral realizado em 2019, para cumprimento de mandato de dois anos a contar da nomeação dos membros das Câmaras, de acordo com a publicação em março de 2020, no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE-AM).
Para os novos membros, fazer parte da Câmara de Assessoramento é uma missão de muita responsabilidade, uma vez que o trabalho deve contribuir para tomadas de decisões propondo novos caminhos com base nas necessidades regionais e, vislumbrando sempre o desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação no Amazonas.
Posse
Durante a sessão, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, destacou que o ano de 2019 foi marcante para a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Amazonas e, isso se deve ao fato do governo do Estado ter reposicionado a CT&I como áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado.
“Depois de vivenciarmos, em anos anteriores, um processo de refluxo de investimentos em ensino, pesquisa e inovação, em 2019, nós tivemos a possibilidade de retomar efetivamente o investimento em CT&I no Amazonas através do lançamento de editais de projetos de pesquisa, reformulação de Programas dentre outras ações”, disse Márcia Perales.

Diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.
A diretora-presidente salientou que em 2020 o trabalho teve continuidade com o lançamento de vários outros editais e, mesmo vivenciando um período de pandemia, a Fapeam tem conseguindo dar respostas às várias demandas apresentadas.
A recém-empossada e professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Patrícia Melchionna Albuquerque, salientou a contribuição exitosa da Fapeam no crescimento não somente quantitativo, mas qualitativo dos programas de pós-graduação no Estado e, as inúmeras inciativas que vão desde a concessão de bolsas, até o lançamento de editais específicos de apoio à pós-graduação.
“Para citar o exemplo da UEA, nós passamos de seis Programas em 2010 para 22 em 2020 e, é claro que esse crescimento não teria sido possível sem o apoio incontestável da Fapeam, para atingirmos esses resultados tão significativos. A atual gestão da Fapeam tem atuado muito próxima das instituições de ensino e pesquisa do Estado e essa postura tem contribuído para o alcance de resultados ainda melhores e grandiosos em curto e médio prazos” destacou Patrícia Albuquerque.
O novo membro e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), João Otacílio Libardoni dos Santos, evidenciou o papel estratégico da Fapeam no desenvolvimento do Estado, mantendo os seus compromissos e cumprimento do seu papel, sempre preocupada com a formação e capacitação de recursos humanos para a CT&I.
“A Fapeam tem se preocupado em garantir uma estrutura e organização institucional de popularização e difusão da ciência e, ainda com a expansão através de intercâmbios de cooperações interinstitucionais, nacionais e internacionais”, disse João Otacílio.
Apoio Sedecti
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório de Albuquerque Veiga Filho falou sobre a importância do trabalho dos pesquisadores e profissionais em trazer para a sociedade os benefícios das pesquisas por eles realizadas, sobretudo, aquelas com os recursos da Fapeam.
“A Fapeam tem feito um esforço muito grande para se manter na liderança da pesquisa e formação de recursos humanos no nosso país. A atual administração não tem medido esforços para que isso ocorra”, disse Jório Veiga.
Jório destacou ainda, o apoio incondicional do governo do Amazonas à CT&I no Estado dada a agilidade no lançamento de editais para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Por: Helen de Melo
Fotos: Érico Xavier