Fapeam entrega notebooks para professores e estudantes da rede pública estadual de Ensino
Os contemplados são participantes do programa Pró Engenharias, fomentado pelo Governo do Estado, com apoio da Secretaria de Estado de Educação
O governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) entregou, nesta sexta-feira (04/03), notebooks para sete professores e 40 alunos da rede pública de Ensino, participantes do Programa Pró-Engenharias da Fapeam em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os laptops serão utilizados para auxiliar nas atividades em sala de aula.
O Pró-Engenharias é desenvolvido no período vespertino na Escola Estadual Senador Petrônio Portella, localizada no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus, com alunos do 1º ao 3º ano de escolas da rede pública estadual de Ensino.
De acordo com o assessor da presidência, Dércio Luiz Reis, a Fundação apoia a formação de recursos humanos, porque são os alunos de programas como o Pró Engenharias que representam o futuro do Estado. “Esse trabalho é exatamente o que vai possibilitar que esses jovens construam o Amazonas que nós teremos daqui a alguns anos. Mais importante do que cuidar de um equipamento, é cuidar da formação profissional de cada estudante”, afirmou.
Para a coordenadora do projeto, Cristiane Lima, o apoio de todos os parceiros do programa proporciona aos alunos a oportunidade de se preparar para o ingresso na Graduação.
“Sem os incentivos que recebemos nada poderíamos fazer. Para se ter uma ideia, neste mês ocorre uma das maiores Feiras de Ciência e Engenharia do país, a Febrace, e de todos os projetos de Manaus que foram submetidos, apenas três foram aprovados para a Feira e um deles foi o nosso do programa Pró Engenharias. Tudo isso só foi possível devido o apoio financeiro da Fapeam, que também vai custear as passagens para os alunos que irão participar do evento”, disse Cristiane Lima.
Estímulo

Os professores que participam do projeto são cedidos pela Seduc e lecionam nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Filosofia e Inglês.
O Pró-Engenharias tem como objetivo estimular estudantes de Ensino Médio a seguir a carreira acadêmica e profissional nas áreas de Engenharia por meio de atividades orientadas em escolas da rede pública estadual de ensino, sediadas em Manaus.
Segundo Helmer Rodrigues, aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Militar da Polícia Militar da Zona Norte, participar do Programa e receber um notebook para auxiliar nas atividades é um incentivo a mais para buscar conhecimento.
“Nunca havia participado de nenhum projeto e quando soube desse fiquei muito interessado em fazer, pois pretendo cursar Engenharia de Automação de Controle ou Engenharia Mecânica e através desse programa posso me preparar desde agora”, disse o estudante.
Os professores que participam do projeto são cedidos pela Seduc e lecionam nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Filosofia e Inglês.
Ada Lima / Agência Fapeam
Fotos: Lana Santos / Agência Fapeam