Fapeam financia pesquisa sobre melancia em terra firme


Agricultores familiares de Iranduba, distante 22 quilômetros de Manaus, estão cheios de alegria com o aumento de produtividade no cultivo de melancia em terra firme.

Tudo isso graças ao projeto ”Tecnologia para a produção de melancia por agricultores familiares do Estado do Amazonas”, coordenado pela pesquisadora da Embrapa Ocidental, Marinice Cardoso, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

Antes da aplicação da tecnologia, a média de produtividade de melancia no município de Iranduba era de 3500 frutos por hectare, e com a utilização dos recursos tecnológicos passou para 6600 frutos por hectare, ou seja, quase o dobro.

Esses resultados poderam ser constatados ontem em um "Dia de Campo" na comunidade São Francisco, quilômetro 9, ramal 26 da AM-070, em Iranduba. O evento é uma parceria da Embrapa com a Fapeam e faz parte da programação da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas. 

A pesquisadora explica que o preparo do solo e o manejo da fertilização são fundamentais porque a melancia exige além de bons níveis de nutrientes, boa condição física do solo. “Para se manter um plantio em geral são utilizados 38 mil litros de água. O projeto conseguiu reduzir esse consumo para 11 mil litros com um arranjo de irrigação por gotejamento”, salientou. 

Marinice afirma que com a adoção dos recursos tecnológicos, o sistema produtivo de melancia em terra firme foi sensivelmente melhorado, viabilizando uma oportunidade no mercado local que é oferecer o produto no período da entressafra da várzea, época que Manaus fica sem o fruto e tem que importar melancia dos Estados de Roraima, Bahia e Goiás.  

A Semana Nacional de C&T é um evento que acontece em todo Brasil, com mais de 7 mil atividades programadas em todo o país. No Amazonas, a Fapeam é a principal parceira na realização da Semana, com recursos da ordem de R$ 200 mil. 

Dentro da programação da Semana de C&T, acontecerá também a inauguração da sede da Fapeam, na próxima sexta-feira (23/10), às 10 horas, com as presenças do Governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, e do diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena.

 

Agência Fapeam

(com informações da Embrapa)

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *