FAPEAM incentiva a criação da FAP de Rondônia
O diretor do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro), Luiz Hildebrando Pereira, afirmou que, a partir desta mobilização, será encaminhado um dossiê para os candidatos eletivos de Rondônia. “Estamos tentado mobilizar todo mundo. O projeto já foi aprovado na Assembleia Legislativa. Mas exige a criação de um projeto pelo governador do estado”, salientou.
Ações
Desde 2003, a FAPEAM investe em iniciação científica e na formação de mestres e doutores. Sena destacou, ainda, as ações previstas para o 2° semestre de 2010, como o Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe Integração), que incentiva a inovação (produtos e processos) em micro e pequenas empresas. A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 6 milhões em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Outra ação é a II Mostratec, uma feira para exposição e comercialização dos produtos gerados a partir dos projetos de pesquisa financiados pela FAPEAM e, por último, o Programa Temático de Pesquisa em Diagnóstico de Tuberculose que envolve os Estados do Amazonas, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 6 milhões.
Além de Sena, o evento contou com a presença do presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis Junior, de membros da ABC em Rondônia e do diretor do Instituto Fiocruz Noroeste, unidade descentralizada da Fundação Oswaldo Cruz, Rodrigo Guerino Stabeli. Também estiveram presentes os representantes das FAPs do Maranhão, Pará, Mato Grosso e o vice-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Carlos Eduardo.
Revista “Amazonas faz Ciência”
Durante a visita a Rondônia, os representantes da FAPEAM também participaram de uma exposição que envolveu diversas outras FAPs. Na ocasião, 36 obras lançadas com recursos da Instituição foram doadas às instituições de ensino superior e às bibliotecas do Estado. A 17ª Edição da Revista Amazonas faz Ciência também foi lançada durante a exposição, que traz como matéria de capa o avanço das instituições de ensino e pesquisa como polos produtores de ciência. O objetivo da revista é contribuir para a popularização da ciência. A publicação é trimestral com matérias jornalísticas sobre pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação desenvolvidas no Amazonas. O evento ocorreu de 15 a 18 de julho.
A revista “Amazonas faz Ciência”é distribuída gratuitamente e também pode ser acessada por meio do site da FAPEAM (www.fapeam.am.gov.br), assim como todas as edições anteriores.
Foto: Luiz Hildebrando Pereira (Marcia Minillo/FAPESP)
Vanessa Leocádio – Agência Fapeam