Fapeam inicia avaliações do PCE no interior do Amazonas
Parintins (AM) – Iniciou, nesta terça-feira (1º/12), a 1ª Mostra Científica dos trabalhos da 3ª edição do Programa Ciência na Escola (PCE) que são desenvolvidos no interior do Amazonas. O município de Parintins é o primeiro a apresentar os projetos nas áreas de química, matemática, literatura, história, saúde, meio ambiente, entre outras. O Programa é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e, nesta edição, teve também a participação da Secretaria Municipal de Educação de Manaus ( SEMED).
Durante a mostra, foram defendidos 28 projetos. As exposições contaram com a participação de mais de 200 professores, além de técnicos e pessoas da comunidade. Ao todo, 17 municípios apresentarão os resultados do PCE neste mês de dezembro. A Mostra de Parintins aconteceu no auditório Dom Arcângelo Cerqua, no Centro do município.
A diretora técnico-científica da FAPEAM, Patrícia Sampaio, disse que a Mostra abre o processo de avaliação dos trabalhos em todo o Estado, que é pioneiro no país, uma vez que visa ao estímulo à formação científica desde o ensino fundamental em escolas públicas, com o apoio dos professores. Durante o evento, Sampaio representou o diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Teixeira Sena.
Segundo Sampaio, além de pesquisas em nível de mestrado e doutorado, a FAPEAM financia e incentiva a iniciação científica. “As ações que são desenvolvidas pelo PCE provam que a iniciação científica pode e deve ser feita com os estudantes do ensino fundamental. O programa permite a formação de uma cultura científica e, principalmente, uma formação mais cidadã na escola pública”, afirmou.
Na abertura da Mostra, a professora da Seduc, Cíntia Régia, destacou a importância da parceria com a FAPEAM para o ensino de ciências nas escolas. “Nossa meta é formatar todos os projetos científicos desenvolvidos nas escolas a partir do PCE. Todas as pesquisas deverão ser submetidas via Programa para garantir a qualidade dos resultados”, revelou.
As defesas dos trabalhos aconteceram durante todo o dia. Foram apresentados os resultados dos seis meses de pesquisa. A Mostra contou com a participação de um consultor, que avaliou o desempenho dos alunos e a cientificidade aplicada à execução dos projetos.
Parceria
Para a professora da Escola Estadual Irmã Sá, Aldaci Castro, a parceria entre a escola, a Seduc, a Fapeam e a comunidade foi fundamental para a realização dos trabalhos. Ela disse que os resultados são visíveis quanto ao crescimento dos alunos envolvidos.
Castro atuou como apoio técnico no projeto “O resgate histórico da cidade de Parintins”. De acordo com a professora, os estudantes demonstraram um interesse maior no aprendizado. “Eles descobriram coisas novas e passaram o que aprenderam para outros colegas”, comemorou.
Estudante do 9º ano do ensino básico, a aluna Daniele Baruana Bruce, 12, disse que sua participação no projeto sobre o ensino de matemática por meio de jogos educativos foi importante para tornar a disciplina mais fácil. “Mesmo tendo ficado nervosa, nossa equipe conseguiu passar todas as informações aprendidas durante a pesquisa”, frisou.
FAPEAM abre inscrições para 4ª edição do PCE
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) está com as inscrições abertas para a 4ª edição do Programa Ciência na Escola (PCE). O programa disponibiliza bolsas para um professor, um apoio técnico e cinco bolsas para os estudantes envolvidos na pesquisa, além de uma bolsa de auxílio-pesquisa para ajudar no desenvolvimento dos trabalhos. Confira informações no site www.fapeam.am.gov.br.
Ulysses Varela – Agência Fapeam
Enviado especial a Parintins