Fapeam investe em talentos para o futuro
A aprovação da quarta edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.) marca mais uma ação da Fapeam em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em formar profissionais ainda na escola. Ao todo, serão investidos mais de R$ 625 mil reais que serão divididos em 446 mil reais para as 352 bolsas aprovadas e quase 179 mil reais para auxílio-pesquisa.
Nesta edição do programa, 102 bolsas serão concedidas pela Fapeam e 250 bolsas pelo CNPq. Destas, 252 financiarão jovens pesquisadores em Manaus e 101 serão aplicadas em pesquisas no interior do estado. A instituição que mais teve projetos aprovados para o interior foi a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), seguida da Escola Agrotécnica Federal de São Gabriel da Cachoeira (EAFSGC) e pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Outras instituições que tiveram projetos aprovados para o interior foram a Escola Agrotécnica Federal de Manaus (EAFManaus), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (CefetAM). Na capital, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) teve o maior número de bolsas aprovados.
Fechando a lista de instituições contempladas estão presentes também a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).
Para o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, o Pibic Jr. é de grande importância por reforçar a formação de pesquisadores. “Nossa experiência já confirmou o êxito do Pibic Jr. em estimular talentos para ciência antes da graduação”, explica.
Sena assinala ainda que ao lado do Jovem Cientista Amazônida (JCA), do PCE e do Programa de Apoio à Iniciação Científica no Amazonas (Paic), o Pibic Jr. fecha todo o ciclo de formação de profissionais. “Existe hoje uma preocupação em nosso país de um apagão de profissionais em áreas como engenharia, física e química. Esses programas da Fapeam são a nossa contribuição na formação de talentos que possam vir a ocupar essas vagas no futuro”, explica.
As bolsas desta edição do Pibic Jr. serão concedidas a partir do próximo mês e cada instituição irá divulgar sua lista de projetos contemplados.
Acesse aqui a lista do resultado.
Hemanuel Jhosé – Agência Fapeam