FAPEAM lança edital conjunto para apoiar pesquisas sobre doenças infecciosas
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) lançou nesta quarta-feira (13) a primeira chamada para submissão de propostas referentes a pesquisas em doenças infecciosas negligenciadas, no âmbito do edital Fundo Newton, em parceria com o Medical Research Council (MRC), o Economic and Social Research Council (ESRC), Conselhos de Pesquisa do Reino Unido e com as Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais (FAPs), articulada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

As pesquisas em doenças infecciosas negligenciadas serão realizadas no âmbito do edital Fundo Newton
O objetivo desta chamada é apoiar projetos de pesquisadores do Brasil e do Reino Unido, com foco em doenças comuns nas classes de baixa renda do Brasil, como dengue e outras doenças transmitidas por vetores (com exceção de malária), leishmaniose, doença de Chagas, hanseníase, esquistossomose, infecções por helmintos intestinais, rotavírus e vírus emergentes.
Estudos que envolvam HIV, tuberculose e malária não serão contemplados por esta chamada, pois já receberam apoio financeiro em outros editais.
Principais abordagens
Os projetos devem prever efeitos relevantes no desenvolvimento de prevenção, tratamento, diagnóstico ou controle das doenças negligenciadas no Brasil. Os aspectos que devem ser abordados nas propostas são: pesquisa básica, etiológica e exploratória sobre os agentes patogênicos; epidemiologia, etnologia e biomarcador; pesquisa sobre controle dos vetores das doenças; resposta do hospedeiro e desenvolvimento respostas imunológicas; pesquisa comportamental, social ou econômica determinante da doença e saúde pública, prevenção e assistência social.
Aporte financeiro
O Medical Research Council (MRC) está disponibilizando para esta chamada £ 2 milhões, com o Economic and Social Research Council (ESRC) contribuindo com um adicional de £ 200 mil, para financiar aspectos de alta qualidade em Ciências Sociais para as propostas aprovadas.
O total de £ 2,2 milhões disponibilizados a pesquisadores britânicos terá uma contrapartida equivalente das FAPs que financiarão os colaboradores brasileiros. As agências envolvidas esperam selecionar de 8 a 12 projetos, cada um com duração de 36 meses. A divergência de valores deverá refletir a diferença de custos e preços locais. As agências financiadoras esperam que os custos de cada lado reflitam, de forma precisa, o esforço de pesquisa a ser desenvolvido por cada parceiro. Espera-se que o esforço de pesquisa de ambos os parceiros seja equivalente aos recursos disponibilizados.
Submissão das propostas
Os pesquisadores interessados em participar devem submeter suas propostas, até o dia 1º de julho, em concordância com as normas descrita no edital https://www.fapeam.am.gov.br/editais/fundo-newton-confap-chamada-doencas-infecciosas-negligenciadas/
As indicações preliminares devem ser enviadas para o endereço mrc-confap-cnpq@cnpq.br.
Os coordenadores brasileiros devem apresentar projeto de pesquisa escrito em Inglês ao CNPq por meio da plataforma Carlos Chagas (http://picc.cnpq.br/efomento/form/47-559).
Análise e seleção
As propostas serão avaliadas de forma conjunta pelo Medical Research Council (MRC) e o Confap. A decisão final sobre as propostas do estado do Amazonas será feita em conjunto pelo MRC e a FAPEAM. A divulgação dos resultados ocorre em novembro de 2015.
INFORMAÇÕES
As questões relacionadas a esta chamada e referentes à apresentação de propostas devem ser dirigidas ao CNPq pelo e-mail: mrc-confap-cnpq@cnpq.br.
Maxcilene Azevedo – Agência FAPEAM