Fapeam lança edital do Programa Comunicação Científica


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou, nesta terça-feira, a segunda edição do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência – Comunicação Científica. O programa é voltado para jornalistas, radialistas, designers e estudantes de graduação em jornalismo, que trabalharão em ações para a difusão da ciência e tecnologia no Estado do Amazonas. As inscrições podem ser feitas até às 13h do dia 10 de setembro.

O programa prevê a concessão de bolsas de Desenvolvimento Científico Tecnológico Amazônico (DCTA) para profissionais residentes no Amazonas. Jornalistas, radialistas, designers e estudantes terão a função de produzir reportagens e outros produtos que contribuam para difusão da C&T em larga escala, atingindo diferentes públicos. As bolsas terão duração de 12 meses. Os profissionais da área deverão dedicar pelo menos 20h semanais ao programa.

De acordo com Odenildo Sena, diretor-presidente da Fapeam, o programa quer contribuir para consolidar a cultura da divulgação da produção científica desenvolvida pelas instituições locais. “O profissional da Comunicação Científica tem um perfil diferenciado. Ele precisa entender as fases da pesquisa e compreender seus resultados. Por isso é importante ter afinidade com a área”, avalia.

Este é o segundo ano consecutivo em que a Fapeam realiza a seleção de profissionais para atuar na divulgação do conhecimento científico produzido no Amazonas. “A primeira edição do programa teve resultados excelentes. A produção desenvolvida pelos bolsistas de comunicação repercutiu não somente no Estado, mas em todo o país. Atualmente, as principais agências de notícias de ciência e tecnologia utilizam as informações divulgadas pela Fapeam”, explica Odenildo Sena.

Para ele, o Programa Comunicação Científica tem participação decisiva na ampliação da inserção de informações referentes à produção científica na mídia. “Os veículos começam a construir uma cultura de produção de matérias sobre ciência, inclusive com participação do programa, dada a densidade de matérias que gera”, afirma.

O novo edital abre possibilidade para que estudantes de graduação em cursos de comunicação social/jornalismo participem do programa. A medida permite auxiliar a formação desses graduandos, conquistando novos profissionais para o setor C&T. “Esse é um ganho fundamental. É muito importante fazer com que esses estudantes se aproximem da produção científica, desenvolvendo trabalhos na área de Comunicação Científica”, finaliza.

Categorias

Na área de jornalismo, estão sendo oferecidas bolsas para profissionais graduados em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo e radialismo, e estudantes. São seis vagas para jornalistas, seis para graduandos e uma para radialista. Também há uma vaga para repórter-fotográfico, para a qual é exigido o mesmo nível de formação.

O programa também oferece três vagas para profissionais graduados da área de Design, que deverão criar a identidade visual para produtos e eventos voltados para a difusão do conhecimento. Além disso, os designers selecionados darão suporte de criação à documentação e registro do programa Comunicação Científica.

Os candidatos serão avaliados pelo Comitê de Acompanhamento e Avaliação – Comunicação Científica, constituído por representantes da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), da Comunidade Científica e da própria Fapeam.

A avaliação das candidaturas será feita em três fases, todas eliminatórias. A primeira será a análise do currículo, seguida de prova prática e entrevista com o candidato, se necessário.


Inscrições

Quem pode concorrer?

Estão aptos a concorrer os profissionais cadastrados no sistema de Currículo Lattes do CNPq e no Banco de Pesquisadores da Fapeam, que tenham registro profissional e diploma de graduação nas áreas especificadas. Também é necessário residir há mais de dois anos no Amazonas e, preferencialmente, ter experiência em difusão científica.

Já no caso da Iniciação Científica, podem concorrer estudantes matriculados em curso de graduação, nas turmas a partir do quinto período e antes do último ano de conclusão do curso. Também devem ter cadastro no sistema de Currículo Lattes do CNPq e no Banco de Pesquisadores da Fapeam. O estudante não pode ter vínculo empregatício e deverá dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.

Como se inscrever?

Para se inscrever, os candidatos devem apresentar duas cópias (digital e impressa) dos seguintes documentos: Formulário de Apresentação da Fapeam, comprovante de residência dos últimos dois anos; diploma de graduação e do registro profissional para os graduados; cópias do diploma de Pós-Graduação de mais alto nível (para os graduados); cópias do histórico escolar (para os graduandos); Cadastro no Banco de Pesquisadores da Fapeam; portifólio profissional, para os candidatos às vagas de Design; Currículo Lattes atualizado, e declaração de não acúmulo de bolsa (modelo Fapeam).

A documentação deverá ser entregue em envelope lacrado, mencionando claramente a seguinte referência: CONFIDENCIAL FAPEAM / DITEC / Programa de Apoio à Divulgação da Ciência – COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA / NOME DO PROPONENTE:.

A documentação exigida deverá ser entregue na sede da Fapeam, na rua Recife, 3.280 – Parque 10 – 69.057-002 – Manaus-AM.

O edital completo está publicado no site da instituição (https://www.fapeam.am.gov.br). Outras informações podem ser obtidas junto ao Departamento de Análise de Projetos (Deap), por meio dos telefones: (92) 3634-3389 / 3634-3344 / 3634-3289 / 3634-3629 / 3642-8550 / 3642-8912 / 3642-8970.

A divulgação do resultado está prevista para o dia 28 de setembro e a implementação, a partir do mês de outubro, com vigência de 12 meses.

Michelle Portela – Decon/Fapeam

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